A Guarda Municipal de Arapongas realizou diversas ações nesta terça-feira (06), envolvendo fiscalização ambiental, patrulhamento preventivo e combate a crimes ambientais, em diferentes pontos da cidade.
🚯 Descarte irregular de lixo em estrada rural
Por volta das 10h30, a equipe Ambiental atendeu denúncia encaminhada pela Central de Comando de Operações, relatando o descarte irregular de resíduos sólidos domésticos em uma estrada rural, no sítio pertencente a uma empresa do município.
Durante a fiscalização, os agentes encontraram documentos misturados ao lixo, o que possibilitou a identificação do responsável. Após consulta ao cadastro da Prefeitura, o endereço do infrator foi localizado. Ele foi notificado para realizar a limpeza imediata do local, dar a destinação correta aos resíduos e apresentar o recibo de entrega na SEASPMA, para encerramento da denúncia.
👮 Abordagem preventiva no Centro
Já às 13h40, durante patrulhamento preventivo na Avenida Arapongas, esquina com a Rua Tico-Tico, região central da cidade, a equipe abordou um indivíduo que levantou fundada suspeita ao tentar despistar a viatura, entrando repentinamente em um comércio.
O homem em revista pessoal, nada de ilícito foi encontrado, e consulta aos sistemas não apontou pendências criminais. Questionado, ele afirmou que não teve a intenção de fugir, alegando apenas medo da aproximação da viatura. Após orientações, foi liberado no local.
🐦 Criação ilegal de aves silvestres resulta em encaminhamento à delegacia
No período da tarde, por volta das 14h30, a equipe Ambiental voltou a atender uma denúncia, desta vez no Jardim Alto da Boa Vista, na Rua Marreca Pintada, sobre a criação ilegal de aves silvestres em cativeiro.
Após tentativas frustradas em dias anteriores, os agentes conseguiram localizar os moradores. O responsável franqueou a entrada da equipe, sendo constatada a criação irregular de diversas aves, incluindo:
-
18 canários (exóticos e híbridos);
-
15 pintassilgos;
-
3 coleiros;
-
1 trinca-ferro;
-
2 azulões;
-
1 bigodinho;
-
1 tiê-preto;
-
1 tico-tico-rei.
Ao todo, foram 24 aves silvestres apreendidas. O tutor foi encaminhado à 22ª Subdivisão Policial (SDP) de Arapongas para os procedimentos legais. As aves serão levadas à UNIFIL, onde receberão cuidados veterinários até que possam ser reintroduzidas à natureza. Posteriormente, o responsável deverá comparecer à SEASPMA para lavratura do Auto de Infração Ambiental (AIA).



