O SAMU de Apucarana atendeu, nesta quinta-feira (18), uma ocorrência grave envolvendo uma gestante de 25 anos, moradora do Jardim Novo Horizonte, que evoluiu para parada cardiorrespiratória durante o trabalho de parto. O chamado foi registrado pela Central de Regulação das Urgências e Emergências do SAMU, que acionou as equipes para atendimento imediato.

De acordo com o socorrista Miquéias Romagnolo, a primeira informação recebida indicava que a paciente estava em trabalho de parto, motivo pelo qual a Unidade de Suporte Básico (USB), que se encontrava mais próxima, foi direcionada ao local.

“A ocorrência deu entrada na Central de Regulação do SAMU e se tratava de uma gestante que estava evoluindo em trabalho de parto. A unidade de suporte básico estava mais próxima do local e foi direcionada para essa ocorrência”, explicou.

Durante o deslocamento da equipe, a situação se agravou. A central recebeu a informação de que a gestante estava entrando em parada cardiorrespiratória, o que motivou o acionamento imediato da Unidade de Suporte Avançado.

“Durante o deslocamento da unidade, recebemos a informação de que essa gestante estava evoluindo para uma parada cardiorrespiratória. Imediatamente, a unidade avançada foi acionada para seguir até o local”, relatou Miquéias.

Ao chegarem, as equipes do SAMU encontraram profissionais de saúde de uma unidade básica, incluindo uma médica e equipe de enfermagem, que já realizavam manobras de reanimação na paciente.

“Quando as equipes de suporte básico e avançado chegaram, se depararam com uma equipe do posto de saúde que já acompanhava essa gestante. Havia uma médica e profissionais de enfermagem realizando manobras de reanimação”, afirmou o socorrista.

Apesar de todos os esforços empregados pelas equipes, o médico da Unidade de Suporte Avançado avaliou a paciente e constatou o óbito no local.

“A equipe do suporte avançado, juntamente com o médico, avaliou a situação e foi constatado o óbito dessa gestante”, concluiu.

Segundo informações apuradas, a gestante estava com aproximadamente 33 semanas de gestação.

O velório ocorreu na Capela Central, e o sepultamento foi realizado às 17h desta quinta-feira (18), no Cemitério Cristo Rei, em Apucarana.

O caso gerou comoção e mobilizou equipes de emergência e saúde do município.

Siga-nos nas redes sociais:

Compartilhe: