Guardas Civis Municipais de Apucarana (GCM) e agentes de trânsito municipais deflagraram, nesta quinta-feira (02), na área central da cidade e na região do Jardim Ponta Grossa, a Operação de Pronta Resposta. O objetivo foi fiscalizar o trânsito e flagrar condutores não habilitados, além de veículos com escapamentos ruidosos fora do padrão.
Durante a ação, foram abordados 40 veículos, sendo a maioria motocicletas. A operação é uma resposta a diversas denúncias feitas pela população por meio dos telefones dos dois órgãos de segurança pública municipal.
Ao todo, foram lavradas 13 autuações, distribuídas da seguinte forma:
03 autuações por dirigir veículo sem possuir a Carteira Nacional de Habilitação, Permissão para Dirigir (PPD) ou Autorização para Conduzir Ciclomotor (ACC);
02 autuações por permitir posse ou condução do veículo a pessoa sem CNH, PPD ou ACC;
04 autuações por conduzir veículo com silenciador de motor defeituoso, deficiente ou inoperante;
01 autuação por conduzir o veículo com equipamento obrigatório ineficiente ou inoperante;
01 autuação por conduzir motocicleta, motoneta ou ciclomotor com utilização de capacete de segurança com viseira ou óculos de proteção em desacordo com a regulamentação do CONTRAN;
01 autuação por dirigir veículo usando calçado que não se firma nos pés ou compromete a utilização de pedais;
01 autuação por conduzir veículo sem ter sido submetido a inspeção de segurança veicular, quando obrigatória.
Outros sete veículos estavam com débitos pendentes, e os condutores regularizaram a situação no local. Três veículos receberam prazo para substituição de escapamentos irregulares por outros autorizados pela lei, devendo os proprietários apresentar os veículos ao Departamento de Trânsito Municipal após a regularização.
Três veículos conduzidos por motoristas não habilitados foram liberados no local para condutores habilitados. Já um veículo, que apresentava bloqueio na documentação e escapamento irregular, foi recolhido ao pátio do DETRAN.
Novas operações programadas
Os órgãos de segurança pública municipal alertam que novas operações serão realizadas a qualquer hora e local, como forma de atender ao clamor popular pela preservação da ordem pública e pela segurança viária de Apucarana.