Moradores de Apucarana e de cidades vizinhas têm notado, nos últimos dias, a presença de formigas “gigantes” em quintais, calçadas e áreas verdes. Apesar do espanto de muitos, o fenômeno é natural e ocorre todos os anos.
Segundo o biólogo Fernando Felippe, trata-se da revoada das formigas saúvas, também conhecidas popularmente como tanajuras.
“E agora estamos sendo invadidos por formigas gigantes, né? Calma, calma, vou explicar pra vocês. Essa aí é a formiga saúva, a formiga cortadeira. O que está acontecendo agora é a revoada dela, é a noite de núpcias. Ela sai do ninho, voa, acasala com o macho, e depois do acasalamento desce até o chão, arranca suas próprias asas e começa a cavar um buraquinho. E nesse buraquinho ela vai formar a colônia dela”, explicou o biólogo.
Felippe destaca que as saúvas, apesar do tamanho e da aparência incomum, não representam perigo imediato.
“A formiga cortadeira é aquela formiga que pode destruir uma árvore de médio porte em apenas uma noite. Então, pessoal, fiquem tranquilos, não é um animal com o qual precisam se preocupar. Inclusive, algumas pessoas até se alimentam dela, fazem com farofa e consomem. É a época de reprodução delas, logo logo isso vai passar e formar novas colônias de formiga cortadeira”, detalhou.
O biólogo reforça, porém, que a espécie causa impactos ambientais relevantes, especialmente sobre a flora nativa, por se alimentar de folhas e plantas.
“É uma formiga que causa muitos danos ambientais, principalmente à nossa flora. Qualquer coisa, estamos aí para explicar qualquer assunto sobre os nossos animais”, concluiu Felippe.
🔔 Acompanhe o Canal 38 nas redes sociais e receba atualizações em tempo real:
📸 Instagram: @canal38news
📘 Facebook: Canal 38 Apucarana
📘 Grupo no Facebook: Clique aqui
▶️ YouTube: RTV Apucarana
💬 Entre no nosso grupo do WhatsApp e receba as notícias em primeira mão:
👉 Grupo 12 do Canal 38