A segurança nas escolas de Arapongas está ganhando um reforço significativo com a implementação do projeto “Escola em Ação”.
Iniciado recentemente, este projeto envolve uma série de encontros de capacitação destinados aos profissionais que atuam nas escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) do município.
O objetivo é equipar toda a comunidade escolar com conhecimentos essenciais de primeiros socorros, prevenção e combate a incêndios, e ações em caso de situações graves, como a presença de um agressor ativo, tema da palestra do Instrutor Passoni da Guarda Municipal de Arapongas.
Até o momento, foram realizados cerca de sete dos quinze encontros planejados, aproximando o projeto de sua metade. Participam dessas capacitações uma ampla gama de profissionais, incluindo pessoal de limpeza, cozinha, professores, coordenadores, secretários e gestores escolares.
Os temas abordados são de extrema importância e abrangem várias áreas críticas:
Primeiros Socorros: Ministrado por Rogério, do SAMU, este módulo ensina como prestar os primeiros atendimentos em situações de emergência até a chegada de ajuda especializada.
Prevenção e Combate a Incêndios: Conduzido por Paulo, da Defesa Civil, e Munhoz, do Corpo de Bombeiros, este treinamento visa preparar os profissionais para lidar com incêndios e garantir a segurança dos alunos.
Esses treinamentos são inerentes à capacitação anual dos profissionais que trabalham em instituições de ensino, mas o projeto “Escola em Ação” introduz a novidade da preparação contra agressores ativos, algo que já é prática nas escolas estaduais e agora está sendo estendido aos CMEIs e escolas municipais de Arapongas.
A ideia do projeto foi discutida e aprovada em conjunto com a Secretaria da Educação, o Secretário de Saúde e o Secretário de Segurança, todos alinhados no objetivo de criar um ambiente escolar mais seguro e preparado para emergências. Através desta colaboração, as forças de segurança de Arapongas estão comprometidas em fazer tudo o que for possível para ajudar e colaborar, garantindo que a cidade continue a ser um lugar seguro e protegido para todos.
Com o “Escola em Ação”, Arapongas está dando passos concretos para proteger seus alunos e educadores, reforçando a importância de uma formação contínua e abrangente para enfrentar qualquer tipo de adversidade.