Condição da Carga: A carga não estava devidamente amarrada, tendo se deslocado para o lado direito do semirreboque, sendo contida apenas pela lona do sider. As cintas têxteis usadas para a amarração estavam soltas ou não tensionadas, aumentando o risco de queda.
Risco de Acidente: A situação apresentava um risco iminente de a carga cair na via ou sobre outros veículos, o que poderia resultar em um grave acidente.
Ação da PRF: Diante do risco, foi determinado o transbordo da carga no próprio local da abordagem para evitar possíveis acidentes.
Penalidades Aplicadas: Foram aplicadas várias penalidades à condutora e à operação da carreta, incluindo:
-
- Irregularidades no tacógrafo.
- Ineficiência na amarração da carga.
- Dirigir sem atenção e sem cuidados indispensáveis à segurança.
A motorista, uma mulher de 39 anos, informou que carregou os fardos de refrigerantes em Curitiba e tinha como destino Maringá. Ela ainda precisava percorrer cerca de 8 km pelo perímetro urbano até o local de descarregamento. A condutora relatou que havia percebido que a carga se deslocou durante uma curva antes da abordagem.
Operação Corpus Christi
As fiscalizações da PRF foram intensificadas devido à Operação Corpus Christi, que continua até domingo (2), visando aumentar a segurança nas rodovias durante o feriado prolongado.