Na noite de quinta-feira (12) o Campus Apucarana da Universidade Tecnológica Federal do Paraná realizou o 3º FESTIVAL CANTA UTFPR APUCARANA, juntamente com a Cerimônia de Premiação de Medalhistas da OBRL 2023.
O Festival Canta UTFPR Apucarana é um evento organizado pela Comissão de Cultura da UTFPR – Campus Apucarana em parceria com a Diretoria de Relações Empresariais e Comunitárias e tem como objetivo, dentre outras coisas, incentivar a cultura musical, promovendo a integração e a troca de experiências entre músicos, compositores, intérpretes e a comunidade acadêmica. Este festival corresponde a etapa eliminatória do Festival Melodia e os quatro primeiros colocados classificam-se para as semifinais que serão realizadas em Londrina no dia 09 de outubro e reunirá os classificados dos campi Apucarana, Londrina e Cornélio Procópio e Campo Mourão.
Já as semifinais classificarão os três primeiros colocados que irão disputar a grande final em Francisco Beltrão no dia 30 de outubro.
A OBRL – Olimpíada Brasileira de Raciocínio Lógico é uma forma de aproximarmos as escolas do desafiante mundo dos jogos e desafios lógicos, os quais, através de várias ferramentas pedagógicas e de uma metodologia direcionada, visam estimular a memória, a criatividade, a destreza e o pensamento lógico-analítico dos alunos, assim como desenvolver sua capacidade de concentração na solução de problemas, seja de forma individual ou em grupos.
A prova de raciocínio lógico é uma prova de velocidade, atenção e estratégia que observa as habilidades de tomada de decisão, identificação de padrões, identificação de intrusos, compreensão e aplicação de algoritmos e heurísticas. Exige do aluno do fundamental e do médio forte engajamento e concentração. Não há uma correlação forte entre um excelente resultado em olimpíadas de matemática com a OBRL, existindo surpresas espetaculares com alunos que obtém sua primeira medalha olímpica na OBRL, superando os desafios postos por uma prova que dialoga com as diversas áreas do conhecimento.
Em 2023 a OBRL contou com a participação de 22.119 estudantes, vindos de 657 escolas representando as cinco regiões do país. Participaram alunos de escolas particulares, escolas públicas municipais, institutos federais, escolas públicas estaduais, colégios de aplicação das universidades públicas e particulares e colégios militares. Os primeiros lugares gerais de cada nível foram de diferentes escolas e localidades, sendo predominantemente do estado de Pernambuco. Em Apucarana, tivemos 24 estudantes premiados com medalhas de bronze, prata e ouro, dos colégios: Evolução, Mater Dei e Canadá.