Imagem por: Jonatam Battista/Canal 38

Apucarana recebe, a partir desta quinta-feira (10), a primeira edição da Feira de Marcas Próprias do Vestuário, um evento inédito e totalmente voltado à valorização da indústria local de confecção.

A feira acontece até domingo (13), na ACEA – localizada na Avenida Jaboti, 101 – e promete movimentar a economia, dar visibilidade aos empreendedores da cidade e oferecer ao consumidor produtos de alta qualidade a preços acessíveis.

O evento foi idealizado para promover as marcas produzidas em Apucarana, que há décadas se destaca como um polo têxtil e de vestuário no Paraná. Segundo Hélio Pinto, presidente eleito da ACIA (Associação Comercial e Empresarial de Apucarana), a proposta é conectar indústria e consumidor, fomentando os negócios locais.

— “Essa feira foi feita para ajudar os empresários e os nossos consumidores de Apucarana a adquirirem um produto de boa qualidade com baixo custo. A maioria são marcas daqui da cidade. A intenção foi fazer para marcas próprias da nossa cidade. Na ACEA começa amanhã, dia 10, e termina domingo. A expectativa é que dê um público muito bom. A começar já por amanhã, que vai ter uma palestra sobre vendas, que os ingressos já estão esgotados, 500 ingressos. Nós vamos ter a palestra amanhã, depois tem as lojas que estão expondo e vendendo seus produtos com preços muito bons, competitivos, para ajudar mesmo a população. E fora isso tem a parte de alimentação. E são várias empresas, vários segmentos, tem comida para todo gosto. É para a família. Vai ter brinquedos também para a criançada. Então todos são convidados a participar”, afirmou Hélio.

A feira é resultado de um processo de escuta e construção conjunta entre a ACIA e os empresários do setor de vestuário. Wanderlei Faganello, que participou ativamente das negociações desde o início da ideia, detalhou como o evento tomou forma:

— “A gente fez um trabalho juntamente com os empresários que vieram procurar a associação comercial numa data anterior que eu estava e agora com o seu Hélio, o presidente, aqui, tocando esse evento. É um evento inédito para nós de Apucarana aqui porque os empresários estão envolvidos para fazer a apresentação das marcas próprias produzidas em Apucarana. Então, a gente acatou a ideia juntamente com eles e promoveu isso aí. Juntamos mais de 20 empresários, nós temos mais de 30 empresas, marcas próprias aqui em Apucarana, além de uma praça de alimentação também importante, também com alguns produtos de marcas próprias dentro da cidade. E isso é legal porque traz assim a nossa cidade para elevar ela, que a gente tem capacidade de produzir marcas com renome nacional, inclusive algumas já estão sendo pirateadas. Mas assim, é bem importante que a marca está sendo produzida em Apucarana e sendo conduzida a nível de Brasil.”

A feira seguirá o modelo de estrutura semelhante ao da tradicional Festoque, conhecida por muitos moradores da cidade.

— “O legal é que a feira vai acontecer como se fosse o modelo da Festoque, aqui na ACEA, em Apucarana, perto do Lago Jaboti, que todo mundo conhece onde é a Festoque. E vai acontecer a partir do dia 10, que é amanhã, das 14h até as 22h, da sexta-feira 14h às 22h, no sábado das 10h às 22h e domingo das 10h às 20h. Então, assim, venha porque o local, a entrada é grátis e a entrada aqui tem um estacionamento onde não se cobra também. É um momento muito importante para nós de Apucarana e queremos agradecer a vocês do Vale do Ivaí, da região de Apucarana, que vem sempre prestigiar Apucarana com nossos eventos que têm aqui na cidade.”

A feira conta também com o apoio da Universidade Federal do Paraná, que atua em projetos voltados à inovação, tecidos e tecnologias relacionadas ao setor do vestuário.

— “Isso é importante porque faz com que nossas indústrias estejam produzindo produtos de alto nível e de qualidade. E temos aqui também a nossa Universidade Federal participando, porque também é feira de marcas próprias e não estamos com foco só no vestuário em Apucarana. E o vestuário se remete a tecidos, a produtos que falam de tecnologia, de inovação. E a nossa Universidade Federal está junto com a gente.”

A expectativa de público é alta e o sucesso do evento pode garantir sua continuidade nos próximos anos:

— “Olha, é um momento de expectativa para todos nós. Nós divulgamos em todos os meios de comunicação. É muito importante que a gente fale que é um modelo igual a Festoque, porque a pessoa conhece o ambiente, conhece também como é que você circula aqui dentro, tem um controle de qualidade com relação à ventilação e espaços. Então a ideia é a seguinte: na Festoque passou mais de 40 mil. Nossa expectativa é que não seja 40 mil, mas que seja um número muito importante para que dê validade, para dar continuidade no próximo ano, num evento magnífico como esse em Apucarana.”

Com foco em venda direta da indústria ao consumidor final, os preços serão um grande atrativo para o público:

— “É da indústria direto para o consumidor, que tem os preços acessíveis, que é isso muito importante, e essa é a ideia dos nossos expositores, é colocar produtos que sejam acessíveis de fato. Que não tem intermediário aqui na nossa cidade, mas as pessoas podem vir procurar, que são produtos de alta qualidade que estão sendo entregues aqui nesse evento.”

E para quem estiver em dúvida se vale a pena visitar, a diversidade é garantida:

— “Tem moda infantil, tem moda streetwear, tem moda também western, tem moda country, tem moda casual, mas tem moda também praia. Então tem vários estilos aí que foram produzidos aqui em Apucarana, que às vezes a gente nem conhece todas as marcas em Apucarana. Nós temos muito mais de 60 marcas sendo produzidas em Apucarana. Nós conseguimos angariar mais de 20 expositores, nos quais estão com a gente esse ano aqui. Esperamos que o ano que vem venham mais modelos de empresas desse nível.”

Confira os horários da Feira de Marcas Próprias do Vestuário:

📍 Local: ACEA – Avenida Jaboti, 101 – Apucarana
📅 De 10 a 13 de abril
🕒

Dias 10 e 11 (quinta e sexta): das 14h às 22h

Dia 12 (sábado): das 10h às 22h

Dia 13 (domingo): das 10h às 20h

A entrada é gratuita e o evento conta com estacionamento sem cobrança.

 

Siga-nos nas redes sociais:

Compartilhe: