A Faculdade Honpar, situada em Arapongas, alcançou um marco significativo ao receber autorização da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres/MEC) para oferecer o curso de Medicina, com 60 vagas anuais. Essa conquista é resultado de um trabalho árduo e comprometido, que reflete a busca contínua da instituição por excelência na educação em saúde.
Dr. Umberto Tolari, mantenedor da Faculdade Honpar, destacou a relevância dessa autorização: “A autorização deste curso representa um marco importante para a nossa instituição, a região e o estado do Paraná, ampliando significativamente nossa capacidade de formar profissionais altamente qualificados. Os detalhes sobre o curso, processo de ingresso e outras informações pertinentes serão divulgados oportunamente, conforme estão sendo elaborados dentro do nosso Planejamento Estratégico Institucional. Com este novo curso, reafirmamos nosso compromisso em contribuir para a melhoria da saúde pública e o desenvolvimento social e econômico da nossa comunidade e do país.”
A novidade não beneficia apenas a instituição, mas toda a região de Arapongas, que agora poderá contar com a formação de médicos altamente capacitados para atender às necessidades locais. O curso de Medicina vem como uma resposta à crescente demanda por profissionais de saúde no Paraná e em todo o Brasil, solidificando a Faculdade Honpar como um centro de excelência em formação médica.
O prefeito de Arapongas, Sérgio Onofre, também celebrou a aprovação, relembrando que a luta pela Faculdade de Medicina começou em 2017. “Arapongas, que já é um polo de serviços na área da saúde, tende a avançar muito mais com a vinda dessa faculdade. Além de abrir perspectivas para os jovens de Arapongas e região, ela certamente vai atrair estudantes e professores de todo o Brasil, ajudando a impulsionar o desenvolvimento do nosso município”, afirmou Onofre.
O prefeito ressaltou ainda que a chegada da nova Faculdade é um exemplo de como investimentos podem atrair outros. “A visão empreendedora dos diretores do Honpar levou à construção de uma nova estrutura do hospital, um investimento de R$ 14 milhões, que teve recursos estaduais e federais e está localizada às margens da PR-444. Com isso, a estrutura atual ficará livre para sediar a Faculdade de Medicina”, acrescentou Onofre.