Imagem por: Jonatam Battista/Canal 38

O município de Apucarana sediou, na tarde desta terça-feira (20), um evento inédito voltado à segurança na armazenagem de grãos, reunindo três importantes instituições: o Crea-PR, o Ministério do Trabalho e o Corpo de Bombeiros.

A ação conjunta teve como objetivo orientar gestores e responsáveis técnicos de unidades armazenadoras sobre os riscos envolvidos na operação desses espaços, com foco na proteção dos trabalhadores e na segurança alimentar da população.

Com o tema “Segurança e Responsabilidade na Armazenagem de Grãos: Normas, Segurança e Boas Práticas”, o encontro foi realizado das 13h30 às 17h30, na sede da Regional Apucarana do Crea-PR, e contou com a presença de especialistas das três instituições.

Problema recorrente exige atenção urgente
Nos últimos meses, têm aumentado os acidentes com trabalhadores em operações de silos, principalmente casos de engolfamento, quando o operário é sugado pelo volume de grãos durante manutenções. Nesses casos, o resgate muitas vezes não é possível ou ocorre em condições precárias, resultando em tragédias evitáveis. Além do risco à vida, a má conservação das estruturas compromete também a qualidade dos grãos armazenados, afetando diretamente a alimentação humana e animal.

Três instituições, um só objetivo: salvar vidas e garantir qualidade
Durante o evento, cada instituição abordou aspectos específicos, porém complementares:

Crea-PR: O engenheiro de segurança do trabalho Verginio Luiz Stangherlin falou sobre a obrigatoriedade da presença de responsáveis técnicos nas unidades, normas de segurança do trabalho e medidas para assegurar a qualidade no armazenamento.

Ministério do Trabalho: O auditor fiscal Maurício Pavesi alertou que 100% das unidades fiscalizadas no último ano foram interditadas. Ele explicou as exigências mínimas para garantir ambientes de trabalho seguros e legais.

Corpo de Bombeiros: O 1º tenente QOBM Eduardo Ortiz Novinski apresentou estatísticas de acidentes e orientou sobre estruturas e protocolos necessários para o salvamento eficiente em caso de emergências.

Participação e troca de experiências
O evento, que teve vagas limitadas a 100 participantes, foi gratuito e direcionado a gestores e técnicos de unidades armazenadoras de grãos. Ao final das palestras, os participantes acompanharam uma mesa-redonda com os especialistas, mediada pelo presidente do Crea-PR, engenheiro agrônomo Clodomir Ascari.

A Regional do Crea-PR de Apucarana fica na Rua Guarapuava, 580 – Centro.

Siga-nos nas redes sociais:

Compartilhe: