A tarde desta quinta-feira (13) foi novamente marcada por movimento intenso no cinema do Shopping Centronorte, onde ocorreu o segundo dia do Aulão do Enem promovido pela Escola do Legislativo, em parceria com o projeto Tetra Mais e apoio da Prefeitura de Apucarana. A atividade reuniu centenas de estudantes em busca de reforço final antes do segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio.
Presente no evento, o prefeito de Apucarana, Rodolfo Mota, destacou o orgulho em acompanhar a mobilização dos jovens e o empenho dos organizadores.
Ele afirmou:
“Uma alegria a gente poder prestigiar aqui o nosso vereador Guilherme Livoti, autor dessa ideia, enfim, toca a Escola do Legislativo na Câmara Municipal, a Escola Tetra Mais nessa parceria com a Câmara Municipal, a Prefeitura também, a gente entrou aí com um pouco do suporte do que está acontecendo aqui, então parabenizar todo mundo envolvido e em especial os alunos, esses jovens, adolescentes que saíram de casa duas vezes para vir aqui, aprender, ouvir dicas importantes. Eu não tenho dúvida: grandes professores estão aqui, inclusive alguns deles foram meus professores lá na minha época também de escola, de ensino médio, de vestibular. Eu tenho certeza que com a primeira e a segunda aula eles vão ter notas melhores no Enem e isso vai dar outras oportunidades pra eles, porque no Enem, às vezes um ponto, dois, cinco pontos muda tudo — deixa de ir pra uma instituição pra ir pra outra, às vezes fica fora, de fato perde a oportunidade, perde a vaga por conta de pontuações muito apertadas.
Então aqui é a iniciativa do Guilherme Livoti, é a iniciativa desses profissionais do Tetra Mais e dos nossos alunos que vieram para cá, dos pais. Também incentivaram, participaram, vieram trazer, vão buscar, têm que pagar a passagem do ônibus, o lanche, qualquer trabalho que a família teve. Então está todo mundo de parabéns.
E eu falava para eles: Apucarana tem que crescer, vai crescer, vai se desenvolver, e para isso a gente precisa desses jovens voando, aprendendo, estudando, fazendo ensino superior, fazendo os nossos cursos de engenharia aqui na UTF ou os cursos que tem na FAP, na Facnopar, na Unespar, enfim. A gente precisa desses jovens estudando, aprendendo para Apucarana poder crescer com a ajuda deles também. Então parabéns a todos os envolvidos.
Como professor e como prefeito, poder estar aqui com o Guilherme, com esses alunos e esses professores, é uma alegria. Eu pego esses alunos depois que eles já passaram pelo Enem. Eles passaram pelo Enem, pelo vestibular e eu vou dar aula para eles lá na faculdade já há 13 anos. Então eu sei o quanto é desafiador, como eles ficam nervosos, ansiosos, preocupados de dar errado, de não dar certo, de não conseguir.
E eu vim aqui e a minha fala com eles foi exatamente nesse sentido: para eles terem tranquilidade, para eles poderem ir bem nesse dia da prova. A parte deles eles estão fazendo, estão aqui estudando. Então o resto agora é consequência — ir lá fazer a prova no segundo dia, no domingo, tranquilo, para que eles possam ir bem.
Como professor, é uma alegria dupla. Prefeito tem dado para entrar e para sair, mas eu escolhi para a minha vida ser professor, é o que eu gosto de fazer, gosto da sala de aula. Aliás, dei aula esse ano, como prefeito mesmo, mantive as aulas para poder fazer aquilo que eu amo e aquilo que eu gosto. Então a gente veio aqui desejar boa sorte e parabenizar todo mundo.”
Quem também acompanhou o segundo dia de atividades foi o vereador Guilherme Livoti, idealizador do Aulão do Enem pela Escola do Legislativo. Para ele, o momento reforça que a iniciativa cumpriu seu papel.
O vereador destacou:
“A expectativa, na verdade, é um sentimento de missão cumprida. Os alunos vieram, gostaram do primeiro dia, o feedback foi muito positivo do primeiro dia de Aulão e agora, com essa quantidade de alunos participando desse segundo dia, já falando sobre o primeiro dia de prova, a gente vê que as expectativas deles para o primeiro dia de Aulão foram atendidas, resultaram em melhor qualidade na prova, mais tranquilidade para eles fazerem a prova e acredito que isso vai impactar no resultado da prova deles, o que vai mudar o futuro deles.
Então, nesse segundo dia — exatas, ciências da natureza — que eles vão estudar, acredito que vai ser mais um impulso para que eles possam chegar ali na prova no domingo preparados, capacitados e tranquilos para fazer essa prova, que daí é uma prova que não vai lidar com a redação, mas lida ali com uma grande quantidade de questões.
Essa aqui é uma iniciativa inédita da Câmara. Nós estamos fazendo através da Escola do Legislativo. Nunca antes em Apucarana foi feito um aulão de Enem através da Câmara Municipal. E nesse sentido preciso agradecer os nossos parceiros do Tetra Mais, que entraram com os professores para auxiliar os alunos, para trazer os alunos aqui para dentro e ensinar essas matérias. E agradecer também a parceria de todos os vereadores da Câmara de Apucarana, que participam e apoiam essas iniciativas, mostram de fato que a Câmara vive um novo momento, uma nova história, onde a Câmara é protagonista, a Câmara traz as pessoas para dentro e a Câmara quer que as pessoas participem, aprendam, se capacitem e possam participar de fato da vida política.
No primeiro dia tivemos em torno de 350 alunos, apesar de ter os 400 inscritos, nós tivemos 350 aqui. Hoje um pouco menos por causa da chuva, o pessoal ainda está chegando, mas acredito que a gente vai bater os 350 de novo.
Dicas que os alunos conseguiram entender um pouco mais como fazer a prova. Os professores estão fazendo as aulas, explicando questões do Enem, deram dicas para a redação, acertaram na forma como seria a redação de fato do Enem. Então são dicas que ajudam a tranquilizar os alunos para entender o que eles podem esperar dessa prova, mas principalmente entender que a prova do Enem é uma prova de ter calma, que você tem que analisar o texto, interpretar. Não é aquela prova que exige aquele grande conhecimento técnico, mas uma interpretação, calma e paciência para poder ler e entender o que o texto quer de você naquela questão.
E o retorno dos alunos para o segundo dia do aulão mostra que eles realmente estão focados em entrar no ensino superior. Isso mesmo, os alunos estão demonstrando que estão focados, querem participar do Enem, através dele entrar nas universidades para poder se qualificar e entrar no mercado de trabalho com qualidade aqui na nossa cidade.
O segundo dia do Aulão do Enem terminou com aplausos, clima de motivação e a garantia de que a juventude apucaranense segue firme na busca por um futuro acadêmico promissor.

