O Governo do Estado vai investir R$ 64,3 milhões na construção do Hospital Municipal de Guaíra Graciele Possan, no Oeste do Paraná.
A autorização para a licitação para implantar a nova unidade foi feita nesta quinta-feira (22) pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior e pelo secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.
O hospital terá 84 leitos em 6.785,65 metros quadrados de área construída e será viabilizado com 100% de recursos da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), fortalecendo a rede pública de saúde em uma região estratégica de fronteira. O novo hospital responde a uma demanda histórica de Guaíra, garantindo atendimento mais próximo e seguro para a população.
O governador Ratinho Junior disse que o convênio para a construção do hospital é o maior da história entre Estado e o município do Oeste. “Guaíra há muito tempo necessita de um hospital e isso sempre esteve no nosso planejamento. Durante a pandemia da Covid-19, tivemos que segurar um pouco esse investimento, porque a prioridade naquele momento foi fortalecer e ampliar os hospitais existentes para atender a população na emergência. Agora, estamos retomando essa programação de investimentos na área da saúde em várias regiões do Estado”, explicou.
“Aqui fizemos um projeto exclusivo para a cidade, com maternidade, cirurgias de média e alta complexidade, leitos de UTI para os casos mais urgentes e equipamentos de última geração. É um hospital grande pensado para atender bem a população”, salientou o governador.
Ratinho Junior afirmou ainda que a construção do hospital em Guaíra faz parte de um planejamento de longo prazo do Estado para ampliar e descentralizar o atendimento em saúde. “A descentralização representa mais comodidade e mais qualidade para as pessoas. Muitas vezes, para fazer uma cirurgia simples, como a de vesícula, o paciente precisa andar 100 ou 150 quilômetros. Com a saúde mais perto das pessoas, ganhamos tempo, melhoramos a logística e, principalmente, salvamos vidas. Esse é o nosso objetivo”, concluiu.
Para o secretário da Saúde Beto Preto, o investimento representa uma mudança estrutural no atendimento da região. “São quase 7 mil metros quadrados de área construída e um novo tempo para a saúde. É, principalmente, o pagamento de uma dívida social que existia com governos estaduais e federais que passaram e acabaram deixando Guaíra um pouco para trás. Hoje viemos aqui para dar essa resposta. Esse hospital é um sonho antigo da região”, afirmou.