A cidade de Apucarana sediou, nesta quarta-feira, uma importante capacitação voltada à melhoria da gestão financeira e orçamentária do Sistema Único de Saúde (SUS). O evento reuniu servidores públicos de 212 municípios do Paraná, que participaram de oficinas e palestras técnicas sobre o uso correto dos recursos destinados à saúde.
O diretor-geral da Secretaria de Estado da Saúde, Dr. César Neves, destacou a relevância do encontro para fortalecer a administração dos recursos públicos em municípios de diferentes portes. Segundo ele, a complexidade do financiamento tripartite do SUS — que envolve verbas federais, estaduais e municipais — ainda representa um desafio especialmente para gestores iniciantes.
“É absolutamente fundamental. No SUS, todos sabemos que existe um arranjo tripartite. E muitos gestores, principalmente os que estão no primeiro mandato, têm dificuldade em usar corretamente os recursos, prestar contas e cumprir a meta, muitas vezes árdua, de aportar cada vez mais investimentos para atender as demandas contínuas da saúde,” afirmou.
César Neves explicou que o Estado vem se modernizando para oferecer mais suporte aos municípios. Entre os avanços, citou a implementação de um sistema de Business Intelligence (BI) que permite acompanhar em tempo real a movimentação dos recursos da saúde, garantindo mais previsibilidade e evitando a corrida de última hora para executar verbas no fim do ano.
“Queremos compartilhar com todos os municípios as formas mais corretas de aplicação dos recursos. Não há nada mais triste do que o dinheiro ficar parado no caixa e, por falta de conhecimento técnico, o gestor ser obrigado a devolver. Quem paga é a população,” reforçou.
O diretor também destacou a importância da presença do Governo do Estado nos encontros regionais.
“As pessoas vivem nas cidades. É lá que tudo acontece. Estarmos próximos dos gestores municipais significa fortalecer a gestão e melhorar o atendimento à população,” concluiu.
Capacitação amplia qualidade das informações do SUS, afirma técnica do Siops
A técnica do Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Saúde (Siops), Carla Cavalcante, também participou da formação e ressaltou o objetivo de qualificar os profissionais responsáveis pelo preenchimento dos dados financeiros do SUS.
“Estamos realizando a segunda capacitação do Siops aqui no Paraná. O Estado adotou essa divisão em duas etapas para alcançar o maior número possível de municípios. Nosso objetivo é qualificar os usuários do sistema — gestores, contadores e técnicos — para aprimorar a informação sobre financiamento e gasto público em saúde,” explicou.
Carla destacou que a capacitação também integra outras ferramentas importantes, como o DigiSUS, o DGMP e orientações do Fundo Nacional de Saúde sobre o InvestSUS.
De acordo com ela, 179 participantes se inscreveram para os dois dias de evento.
“Nem sempre todos conseguem comparecer, mas estamos com um bom público. Hoje tratamos das informações gerais, execução orçamentária e legislação. Amanhã teremos o módulo específico sobre o preenchimento detalhado do Siops, conduzido pela técnica Célia Rodrigues,” detalhou.
A especialista reforçou que a correta alimentação do sistema é essencial para uma gestão pública transparente e eficiente.
“O objetivo é justamente qualificar a informação, para que ela represente fielmente a execução orçamentária e contribua para uma boa gestão,” finalizou.


