O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) deve intensificar as ações de combate à dengue nos próximos dias em Apucarana, na Região Norte do Estado. Nesta quinta-feira (4), o governo estadual deu início a uma Força-tarefa para a contenção da epidemia que, com 786 casos confirmados, se revela como a mais grave dos últimos dez anos no município.
Durante os próximos 15 dias, cinco veículos realizarão a aspersão de inseticidas, estratégia conhecida popularmente como “fumacê”. O Estado também investiga os sorotipos de dengue predominantes na região.
“Identificamos uma expansão de casos em Apucarana e tomamos a decisão de realizar estas medidas afim de proteger nossa população. É sempre válido reforçar que a dengue exige uma luta coletiva e que precisamos do apoio e conscientização dos cidadãos, sobretudo para a eliminação de possíveis criadouros do mosquito”, avaliou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.
Durante a passagem do fumacê, os veículos percorrem as ruas em baixa velocidade para garantir maior eficiência na aplicação do inseticida, como é preconizado pelo MS. Nos primeiros dias, os veículos irão atender bairros categorizados como emergenciais: Vila Regina, Fraternidade, Jardim Figueira, Vila Apucaraninha, Novo Horizonte, Parque Bela Vista, Condomínio Vale do Sol, Cidade Alta, Novos Produtores, Orlando Bacarin e Núcleo João Paulo.