A equipe da ROMU da Guarda Municipal de Arapongas recuperou, na tarde desta quinta-feira (15), um veículo Hyundai HB20 com indicativo de furto e sinais de clonagem que estava circulando no município.
A ação ocorreu após informações repassadas pela Central de Operações, que alertou as equipes sobre um automóvel suspeito que poderia ser um veículo clone.
Segundo o comandante da equipe ROMU, GM de Souza, o trabalho de patrulhamento e saturação em pontos estratégicos da cidade foi fundamental para o êxito da abordagem e identificação da irregularidade. O veículo foi localizado estacionado na Rua Tangará, com o condutor em seu interior, sendo realizada a abordagem de forma tranquila e sem resistência.
GM de Souza, comandante da equipe ROMU, relatou toda a ação e explicou os detalhes da ocorrência:
“Exatamente, na tarde de hoje nós recebemos informações via central que um veículo Hyundai HB20 na cor preta inclusive foi para nós ser passada a placa deste veículo que estaria rodando na nossa cidade e que possivelmente seria um veículo clone diante da situação, nós em saturação ali na rua Tangará nós avistamos o referido veículo, ele estava de forma estacionada e o condutor no interior do seu veículo. Foi realizada a abordagem ao mesmo, de pronto, o condutor ali acatou a abordagem, saiu do veículo, nós relatamos a procedência do veículo, ele relatou para nós que havia comprado esse veículo há quatro anos atrás. diante dessa fundada suspeita que nós recebemos da nossa central foi realizado uma averiguação ali no número do motor e de pronto já foi verificado ali que se tratava de um veículo que foi furtado em Diadema, São Paulo no ano de 2022 o mesmo aí não reagiu a nada ele alegou ter comprado esse carro de um indivíduo lá em Maringá e diante dessa situa a do ve que est com esse alerta de furto a foi conduzido at a delegacia de pol para as provid cab
Só para esclarecer, o que configura um veículo a ser um veículo clone? Exatamente. Esse veículo aí está com o número de chassis todo remarcado, ou seja, o número de chassis na caixa do motor, o vidro ali, todos os vidros estão com os finais dos chassis do referido veículo que está na placa, que é um veículo que está rodando normalmente lá em São Paulo, provavelmente, e ele, se você olhando assim, você não fala que é um veículo que está com alerta de furto-roubo. Mas a equipe está atenta a esses detalhes aí, e como foi repassado a via central para as equipes, nós logramos o êxito em abordar esse veículo e concluir que ele é um veículo com alerta de furto e roubo, e vai ser periciado aí, vai configurar tal informação.
O condutor foi conduzido aí, não reagiu a nada, ele alegou ter comprado de um indivíduo, como se fosse um carro normal, só que pagou um valor mais barato e que ficou o restante a pagar posteriormente aí e o vendedor, entre aspas, nunca mais retornou nem para receber. A equipe está nas ruas aí para qualquer situação. e mais uma vez um veículo é recuperado e com certeza se não tinha seguro, o real proprietário vai receber o bem de volta”, conclui.
O veículo foi encaminhado para a delegacia e passará por perícia para confirmação das adulterações e identificação completa. A ocorrência será investigada pela Polícia Civil, que irá apurar tanto a origem do automóvel quanto a situação do condutor.
A ação reforça a importância do trabalho integrado entre a Central de Operações e as equipes em patrulhamento, além de demonstrar a atenção da ROMU aos detalhes técnicos que permitem identificar veículos clonados, que muitas vezes passam despercebidos em uma análise superficial.
