A tarde desta sexta-feira (05) marcou mais uma importante ação da Equipe ROMU da Guarda Municipal de Arapongas. Durante um patrulhamento pela região do Conjunto Petrópolis, os agentes acabaram efetuando a prisão de um homem que, segundo denúncias, estaria atuando no chamado “disque droga” – um método de entrega rápida de entorpecentes que vem crescendo no município.
Segundo o comandante da equipe, GM De Souza, a ação começou quando a viatura identificou uma motocicleta com as mesmas características repassadas via denúncia. “Nós estávamos em saturação ali na região do Petrópolis, quando avistamos uma motocicleta com as características da qual havia uma denúncia de que estaria fazendo o disque droga aqui na nossa cidade”, explicou.
Ao perceber a aproximação da viatura com sinais sonoros e luminosos, o motociclista tentou fugir, mas acabou colidindo com o guarda-mato da própria viatura e caiu. A abordagem foi imediata.
Durante a revista pessoal, os agentes encontraram quatro porções de substância análoga à cocaína — uma delas escondida na calça e outras três dentro da meia — além de R$ 150 em dinheiro. Questionado, o detido afirmou ser apenas usuário.
Ainda assim, a equipe solicitou autorização para verificar sua residência, localizada no bairro Bem Viver. De Souza relatou que o homem autorizou a entrada por meio de vídeo, e a esposa dele também assinou a permissão por escrito. “Chegando na residência, fomos recebidos pela esposa dele. Lá, localizamos em cima do guarda-roupa mais um kit contendo mais 25 porções da mesma substância encontrada com ele, além de mais uma quantia em dinheiro”, informou o comandante.
Na casa, os agentes também encontraram um pedaço de maconha pesando cerca de 10 gramas. Novamente, o suspeito disse ser usuário.
O homem, a motocicleta e todo o material apreendido foram encaminhados à delegacia de Arapongas.
O GM De Souza destacou que, apesar de não possuir passagens anteriores por tráfico, o suspeito já responde por outra situação envolvendo uma motocicleta que ele teria vendido sem realizar a transferência. “Ele relatou isso e confere. Mas agora ele vai responder pelo crime de tráfico de drogas, visto que é o modo que o pessoal está usando aí do delivery, que é o disque droga”, explicou.
O comandante alertou para o aumento dessa modalidade criminosa em Arapongas. “A pessoa pede e a central deles envia para quem é o cliente. Temos visto um aumento significativo dessa prática. Porém, as equipes da Guarda Municipal, a equipe ROMU, se empenham cada vez mais para tirar esses criminosos das ruas.”
A equipe ROMU está empenhada diuturnamente para tirar esses traficantes de circulação. Isso não é trabalho, é crime. E se cometer esse crime, vai ser conduzido para a delegacia e vai tirar cadeia”, concluiu.