Na tarde deste sábado (17), a Equipe Motos da Guarda Municipal de Arapongas realizou a prisão de um homem após o descumprimento de uma medida protetiva de urgência prevista na Lei Maria da Penha, no bairro Colômbia. A ação rápida evitou que a situação pudesse evoluir para algo mais grave.
Em entrevista, o GM Semitan explicou como a ocorrência chegou até a equipe e como foi feita a abordagem.
“Nós recebemos um chamado via Central de Operações de que, no bairro Colômbia, havia um indivíduo descumprindo a medida protetiva de urgência. De pronto, a equipe moto se deslocou rapidamente até o local, levando apenas alguns minutos para chegar”, relatou.
Segundo ele, o suspeito foi localizado muito próximo da residência da vítima.
“Conseguimos visualizar o indivíduo na parte externa da casa, próximo a um bar que fica a aproximadamente 15 metros da residência. Isso já caracteriza o descumprimento da medida protetiva, que é de 100 metros. Então ele estava muito mais próximo do que o permitido”, destacou.
Ainda conforme o GM Semitan, a vítima foi localizada e confirmou que o homem havia entrado na residência momentos antes da chegada da equipe.
“Em conversa com a vítima, ela nos relatou que ele havia adentrado a sua residência. Isso mostra a importância da equipe moto, que tem um deslocamento mais efetivo e rápido do que uma viatura comum, chegando ao local em tempo hábil e evitando que algo pior pudesse acontecer, já que o elemento tinha entrado na casa minutos antes”, afirmou.
Diante da situação de flagrante descumprimento da ordem judicial, as partes foram encaminhadas para a delegacia.
“Após ser flagrado o descumprimento da medida protetiva, nós encaminhamos tanto o infrator quanto a vítima até a 22ª Subdivisão Policial, para que ficassem à disposição da Justiça”, concluiu o GM Semitan.
A Guarda Municipal reforça a importância de que vítimas de violência doméstica acionem imediatamente as forças de segurança ao perceber qualquer desrespeito às medidas protetivas, pois a rapidez no atendimento pode ser decisiva para preservar a integridade física e a vida das pessoas envolvidas.
