Uma ação da Equipe Canil da Guarda Municipal de Arapongas, realizada na noite desta sexta-feira (30), resultou na apreensão de uma motocicleta com placa adulterada e no encaminhamento da ocorrência à Delegacia de Polícia.
A ação ocorreu durante patrulhamento de apoio à Operação Força Total Brasil XXIII, desencadeada pela Polícia Militar do Paraná, com foco no reforço da segurança e na intensificação das abordagens em pontos estratégicos da cidade.
De acordo com o GM Lourenço, comandante da Equipe Canil, o patrulhamento foi realizado na região sul de Arapongas, área já conhecida pelas equipes de segurança por registros frequentes de malabarismo e manobras perigosas com motocicletas.
“Na noite desta sexta-feira, a equipe Canil estava em patrulhamento em apoio à Operação Força Total Brasil XXIII, com o objetivo de intensificar o patrulhamento na cidade de Arapongas. Em determinado momento, durante patrulhamento na região sul, local conhecido por práticas de manobras perigosas com motocicletas, visualizamos duas motos”, explicou.
Segundo o comandante, ao se aproximarem para orientar e verificar a situação, os agentes constataram uma irregularidade grave.
“No momento da aproximação, foi visualizada uma motocicleta com a placa adulterada, coberta com fita isolante. Diante disso, foi dada voz de abordagem, que não foi acatada”, relatou.
Ainda conforme o GM Lourenço, diante da desobediência às ordens legais, foi iniciado um breve acompanhamento.
“Foi realizado um breve acompanhamento com sinais luminosos e sonoros ligados, e as motocicletas seguiram sentido Apucarana. Em determinado momento, as duas motocicletas acabaram colidindo entre si e os ocupantes, dois casais — um em cada motocicleta — vieram ao solo”, disse.
Após a queda, as equipes realizaram a checagem da situação.
“Foi feito o levantamento de dados das motocicletas e dos indivíduos, sendo constatada a irregularidade de supressão da placa em uma das motos. Entramos em contato com a delegacia, e o delegado orientou que a ocorrência fosse encaminhada em flagrante”, afirmou o comandante.
O Corpo de Bombeiros prestou atendimento ao condutor da motocicleta irregular.
“O condutor sofreu algumas lesões no braço e se queixava de dores, sendo socorrido pela equipe do Corpo de Bombeiros e encaminhado ao hospital, onde permanece em atendimento”, completou.
Em relação à outra motocicleta envolvida, não foram encontradas pendências administrativas.
“Na outra motocicleta não havia irregularidades administrativas. Foram lavradas as notificações pertinentes e ela foi liberada no local. Apenas a motocicleta Honda XRE, por conta da supressão da placa, foi encaminhada à Delegacia de Polícia, onde a situação será apresentada ao delegado de plantão”, concluiu o GM Lourenço.
A ocorrência segue sob responsabilidade da Polícia Civil, que dará andamento aos procedimentos legais cabíveis.


