Na noite desta quinta-feira (18), uma ação da Polícia Militar de Apucarana, com apoio das equipes ROTAM, ROCAM e Extra Jornada, resultou na prisão de um jovem de 19 anos e na apreensão de seu irmão adolescente, de 16 anos, após uma perseguição envolvendo uma motocicleta furtada.
De acordo com a PM, a ocorrência teve início após uma equipe ser informada, via rádio, que uma motocicleta sem placa e com dois ocupantes havia fugido ao avistar uma viatura nas proximidades da Vila Regina. Durante o patrulhamento, a dupla foi avistada no bairro Texas e, ao notar a presença policial, tentou escapar, iniciando um acompanhamento tático pelas ruas da cidade.
Durante a fuga, já na região da Rua XV de Novembro, o passageiro pulou da moto e fugiu a pé. O condutor seguiu em direção a um pontilhão, onde dispensou um objeto que, depois, foi identificado como uma porção de crack (aproximadamente 8,1g).
O adolescente foi detido pela equipe ROTAM na Rua Visconde de Parnaíba. Embora nada de ilícito tenha sido encontrado com ele, o jovem confessou que a droga estava com o irmão e que a placa da moto furtada estava escondida na casa da avó, no bairro Rua dos Produtores. Com autorização da responsável, os policiais localizaram duas placas escondidas em uma cesta de bicicleta na garagem.
Na checagem, uma das placas era de uma Honda CG 125 Titan KS furtada em Apucarana no dia 14 de junho, enquanto a outra, de uma CG 160 Fan, era utilizada para “camuflar” o veículo furtado, segundo o menor.
A busca pelo condutor continuou até o bairro Orlando Bacarin, onde a equipe localizou um suspeito com as mesmas características. Abordado, ele confessou que pilotava a moto durante a fuga e que havia abandonado o veículo em um matagal próximo à linha férrea. O jovem também afirmou que comprou a moto furtada por R$ 1.500,00 e retirou a placa original para evitar identificação.
Diante dos fatos, o jovem de 19 anos recebeu voz de prisão e foi algemado, conforme prevê a Súmula Vinculante nº 11, para evitar nova tentativa de fuga. O adolescente foi apreendido e ambos foram encaminhados à 17ª Subdivisão Policial (SDP) de Apucarana.
Além do envolvimento com tráfico de drogas e receptação, a PM destacou que o condutor, ao fugir em alta velocidade por vias públicas, colocou a vida de pedestres em risco e cometeu diversas infrações de trânsito.