O Deputado Estadual Delegado Jacovós falou nesta terça-feira (2), durante o programa Paraná Cidades, do Canal 38, sobre o envio à Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP) de um projeto de lei que propõe uma redução histórica no IPVA. A medida, encaminhada pelo governador Ratinho Júnior, prevê a diminuição da alíquota para 1,9%, o que representa uma queda de aproximadamente 45% no valor atualmente pago pelos contribuintes.
Segundo Jacovós, a redução beneficiará diretamente os paranaenses e deve fortalecer o comércio e o consumo local:
“Esse dinheiro que o nosso contribuinte vai deixar de pagar no imposto poderá ser investido na família, em uma reforma na casa, em compras para a residência, até em um churrasco no fim de semana. A redução também deve incentivar que os motoristas emplacarem seus veículos no Paraná, já que muitos estavam buscando Santa Catarina, onde a alíquota é de 2%”, explicou o deputado.
O parlamentar lembrou que, em 2022, apresentou um projeto com objetivo semelhante, propondo igualar a alíquota do Paraná à de Santa Catarina. A nova proposta, no entanto, vai além:
“O governador Ratinho Júnior ampliou a ideia que propus no meu projeto. Ao invés de igualar, vai reduzir ainda mais, para 1,9%. É uma medida que certamente contará com o apoio de deputados de situação e oposição e vai favorecer todos os paranaenses”, afirmou.
Jacovós também comentou sobre o impacto nos cofres municipais, já que 50% da arrecadação do IPVA é destinada aos municípios. Para ele, a redução inicial será compensada pelo estímulo econômico:
“Alguns prefeitos têm manifestado preocupação com a queda de arrecadação, mas esse dinheiro que o contribuinte vai economizar vai retornar à economia local. Ele será gasto no comércio, na cidade, em investimentos para a família”, disse.
O projeto já passou pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da ALEP e deve ser votado em breve. Caso aprovado, o novo valor do IPVA entrará em vigor a partir do próximo ano.