O delegado Dr. Ricardo Monteiro de Toledo, da 17ª Subdivisão Policial (SDP) de Apucarana, falou sobre o confronto policial registrado na noite desta quarta-feira (04), que resultou na morte de Henrique Rodrigues de Brito, de 29 anos, conhecido como “Pajé” e “Indinho”, durante uma ação da ROTAM.
Segundo o delegado, equipes da Polícia Civil foram acionadas após a ocorrência e estiveram no local juntamente com a Polícia Científica, realizando os primeiros levantamentos para apurar a dinâmica dos fatos.
“As equipes da Polícia Civil foram acionadas em decorrência de um confronto. O indivíduo que acabou indo a óbito já era conhecido do meio policial, possuía uma extensa ficha criminal, inclusive fazia uso de tornozeleira eletrônica. Ele tinha passagens por tráfico de drogas, associação ao tráfico e receptação, com registros que se iniciaram ainda em 2013”, explicou o delegado.
Dr. Ricardo relatou ainda que a Polícia Militar já tinha informações de que o suspeito estaria envolvido com a comercialização de entorpecentes na região. Durante a tentativa de abordagem, o homem estava acompanhado de outra pessoa.
“No momento em que ele desembarcava de um veículo, a equipe tentou realizar a abordagem. Parte dos policiais permaneceu com o outro indivíduo, que acabou sendo preso, enquanto esse que veio a óbito tentou fugir”, detalhou.
De acordo com o delegado, durante a fuga, o suspeito foi visto portando uma arma de fogo.
“Quando chegou a uma esquina, os policiais visualizaram que ele estava com um revólver e fez menção de apontar a arma em direção à equipe. A partir do momento em que foi identificada a arma de fogo, os policiais efetuaram os disparos para cessar a injusta agressão. O socorro foi tentado, mas o indivíduo acabou entrando em óbito no local”, afirmou.
No local do confronto, a Polícia Científica apreendeu um revólver calibre .32, que estava com duas munições intactas.
O delegado também confirmou que um menor de 15 anos, que estava junto com Henrique Rodrigues de Brito no momento da ocorrência, foi apreendido.
“Esse menor foi conduzido por outra equipe da Polícia Militar. Com ele, foi apreendida uma quantidade de cocaína. Em entrevista preliminar, ele afirmou que havia acabado de deixar a droga em um local onde seria realizada a comercialização. A equipe foi até o ponto indicado e conseguiu apreender o entorpecente”, relatou Dr. Ricardo.
O menor foi encaminhado à delegacia para ser ouvido, assim como os demais envolvidos.
“Agora todas as partes serão ouvidas e será instaurado um inquérito policial para apurar tanto a situação do tráfico de drogas quanto as circunstâncias do confronto que resultou na morte desse indivíduo”, concluiu o delegado.
O caso segue sob investigação da Polícia Civil de Apucarana.

