Uma mulher de 42 anos foi presa na área central da cidade, pela Polícia Civil de Apucarana nesta tarde de segunda-feira (4), em cumprimento a um mandado de prisão preventiva pelo crime de roubo. De acordo com o delegado-adjunto da 17ª Subdivisão Policial (SDP), André Garcia, a ação policial é resultado de uma investigação iniciada ainda no final do mês de julho.
Segundo o delegado, a vítima, uma senhora de 62 anos, foi abordada por três criminosos — dois homens e uma mulher — logo após sair de uma agência da Caixa Econômica Federal, localizada na Avenida Curitiba, na área central da cidade.
“Foi no final do mês de julho. Uma senhora foi roubada logo pela manhã, saindo da agência da Caixa Econômica Federal, ali na Avenida Curitiba. Ela fez o saque e três pessoas, os homens e uma mulher, a abordaram na saída dessa agência e levaram a bolsa. Por sorte, ela conseguiu ficar com o dinheiro. Esses criminosos não perceberam que o dinheiro estava com ela, nem os cartões bancários, mas, de qualquer forma, o roubo foi consumado porque eles subtraíram, mediante graves ameaças, a bolsa dessa senhora de 62 anos, contendo documentos pessoais”, explicou Garcia.
O caso foi inicialmente registrado pela Polícia Militar, mas a investigação foi conduzida pela equipe de furtos e roubos da Polícia Civil, que rapidamente identificou a mulher envolvida no crime.
“O boletim de ocorrência foi registrado pela Polícia Militar e, a partir desse boletim, nós desenvolvemos uma série de diligências e acabamos identificando a mulher. Trata-se de uma pessoa já bastante conhecida no meio policial, com passagens por crime de furto, uma usuária de crack que fica perambulando ali na região da Igreja Matriz, praticando crimes da espécie. Dessa vez, ela evoluiu, porque ela sempre pratica crimes de furto, receptação, mas ela migrou para o crime de roubo, que é um crime muito mais grave, e então deu ensejo à expedição do mandado de prisão preventiva contra ela”, disse o delegado.
O mandado foi cumprido rapidamente após sua emissão.
“Foi presa na data de hoje. O mandado foi expedido hoje e, cerca de 40 minutos depois, os nossos investigadores, os nossos agentes do setor de furtos e roubos, já haviam realizado a prisão dessa mulher. Trabalhamos agora no sentido de identificar os outros dois indivíduos autores desse crime de roubo”, destacou.
Garcia também fez um alerta sobre o aumento da criminalidade envolvendo usuários de drogas na região central.
“E fica bem dado o recado, bem explicitado, que a Polícia Civil trabalha de forma ininterrupta e nós não vamos permitir que a região central de Apucarana se torne uma cracolândia, porque estamos vendo um crescente número de furtos e até roubos, todos praticados por usuários de crack que ficam ali na região central da cidade, mas nós não vamos permitir que isso aconteça.”
A mulher não reagiu à abordagem policial.
“Ela não esboçou nenhum tipo de reação, não teve nem como fugir, porque nossos agentes agiram de forma a minimizar qualquer tipo de risco nesse sentido.”
Por fim, o delegado reforçou a importância da população procurar a delegacia o quanto antes em casos de roubo ou furto.
“O que é muito importante também é que as pessoas vítimas desse tipo de crime procurem a delegacia, registrem o boletim de ocorrência, nos passem todas as informações o quanto antes, porque é muito mais fácil, é muito mais produtiva a investigação feita pelos nossos agentes quando o crime é noticiado de forma tempestiva. Porque às vezes a pessoa decide registrar o boletim de ocorrência dias depois, quando já fica difícil a identificação de testemunhas, fica difícil a coleta de imagens de câmeras de segurança. Então, se foi vítima de crime de roubo ali na área central, procure a Polícia Civil, procure aqui na delegacia, que quanto antes, melhor para a investigação”, concluiu o delegado André Garcia.