Imagem por: André Garcia/Canal 38

A Delegacia da Mulher de Arapongas comemorou, nesta quarta-feira (13), seu quinto aniversário com um evento marcante que contou com a presença de autoridades locais, policiais e a comunidade. A celebração não só reforçou a importância da instituição, mas também destacou os avanços na luta contra a violência de gênero na cidade.

A delegada Camila Costa, que tem liderado a unidade há dois anos, fez questão de expressar sua gratidão e satisfação ao longo da solenidade. Em sua fala, Camila ressaltou o trabalho conjunto e o acolhimento oferecido às vítimas de violência.

“Sem dúvida, meu sentimento é de gratidão. Eu fico muito honrada, muito grata de trabalhar nesta delegacia com uma equipe tão boa, uma equipe que é bem empenhada na causa, que acredita na causa. E é um motivo de celebração esses cinco anos da Delegacia da Mulher. Uma vitória muito grande para o município de Arapongas e para as mulheres araponguenses. Graças a Deus, a gente tem desempenhado um trabalho bem bacana na delegacia, de bastante acolhimento. A gente conversa bastante com todas as vítimas, tenta entender o lado de todo mundo e ajudar da melhor maneira possível. Então, eu fico muito feliz com esta data. Há dois anos, estou aqui na Delegacia da Mulher e, para mim, é um privilégio. Estou muito contente mesmo. E poder contar com a casa cheia, cheia de pessoas prestigiando a nossa delegacia, fico muito feliz”, disse a delegada, visivelmente emocionada.

Camila também fez questão de destacar o diferencial da Delegacia da Mulher de Arapongas, que funciona de maneira integrada com a Polícia Militar, a Guarda Municipal e a Polícia Civil, especialmente no contexto da aplicação da Lei Maria da Penha.

“Arapongas tem um diferencial que é incrível. Nunca vi isso no Brasil, que é ter uma delegacia que trabalha integrada tanto com a PM quanto com a Guarda Municipal. Então, através da Lei Maria da Penha, as três forças ficam dentro da delegacia. Aqui é tudo policial, todo mundo igual, e a gente faz um trabalho bem bacana em conjunto. É de se admirar mesmo e fico muito feliz por essa conquista. O apoio da imprensa é sensacional. Fico à disposição para tudo. Obrigada mesmo.”

O evento também contou com a presença do prefeito eleito Rafael Cita, que, em sua fala, destacou a importância da Delegacia da Mulher para a cidade e os avanços que ela trouxe para o combate à violência contra a mulher.

“Com certeza, a Delegacia da Mulher veio para fechar todo o ciclo de segurança pública municipal. Foi uma luta árdua. Eu era procurador-geral do município à época, participei ativamente para trazer a delegacia para cá, junto com o Prefeito Sérgio Onofre. Lembro da doutora Thaís, que chegou aqui para desbravar, vamos dizer assim, a Delegacia da Mulher no início. Era uma estrutura mais precária, mas foi evoluindo. A doutora Camila chegou também, deu a cara dela para a delegacia e conseguiu montar uma equipe maior, uma equipe muito competente, e ajuda demais no combate à violência contra a mulher. A delegacia da mulher numa cidade do tamanho da nossa é fundamental”, afirmou Cita, lembrando a trajetória da delegacia até o momento de sua consolidação.

Rafael Cita também fez questão de ressaltar a união das forças de segurança de Arapongas, que contribuem para a construção de uma cidade mais segura para todos, especialmente para as mulheres.

“É um grande prazer, uma grande honra e uma felicidade estar comemorando cinco anos dessa delegacia que faz tanto pela cidade, principalmente pelas mulheres araponguenses. O que faz a cidade mais segura do Estado do Paraná é essa participação conjunta de todas as forças de segurança. No evento de agora. Está todo mundo aqui: Guarda Municipal, Polícia Militar, Polícia Civil. Está todo mundo muito empenhado para fazer de Arapongas uma cidade segura. Agora que conquistamos esse título, temos o dever e a responsabilidade de mantê-lo, mas, para isso, eu tenho certeza de que todos aqui estão embuídos da vontade de continuar trabalhando”, finalizou o prefeito eleito, reforçando o compromisso das autoridades com a segurança e o bem-estar da população.

A comemoração dos cinco anos da Delegacia da Mulher de Arapongas é, sem dúvida, um marco significativo para a cidade, refletindo não só o crescimento da instituição, mas também a união e o empenho das autoridades no combate à violência de gênero e na promoção de um ambiente mais seguro para as mulheres.

 

https://linktr.ee/canal38

Siga-nos nas redes sociais:

Compartilhe: