Nesta segunda-feira (10), o Sargento Lemes, da Defesa Civil de Apucarana, fez um apelo à população para reforçar a campanha de arrecadação destinada aos moradores de Rio Bonito do Iguaçu, município duramente atingido pelo temporal que destruiu centenas de casas e deixou milhares de pessoas desabrigadas.
Segundo o sargento, as doações estão sendo recebidas no Ginásio de Esportes Lagoão e em todos os CRAS de Apucarana. Os horários de funcionamento são:
CRAS: das 8h às 17h
Ginásio Lagoão: das 8h às 19h
Lemes destacou quais itens são aceitos neste momento.
“Estamos arrecadando água, leite, escova de dente, creme dental, sabonete, absorvente feminino e fraldas. Esses materiais são não perecíveis e podemos transportar até Rio Bonito de Iguaçu. Então pedimos à população que, quem puder, leve até o Lagoão ou aos CRAS”, explicou.
Ele reforçou que não estão sendo recebidas doações de roupas, sapatos ou alimentos perecíveis, já que a cidade atingida não possui estrutura para armazenamento seguro desses materiais.
“Eles não têm onde guardar. Uma nova chuva pode perder tudo de novo”, afirmou.
Sobre ração ou alimentos para animais, o sargento explicou que isso não foi solicitado para Apucarana.
“Cada município ficou responsável por uma linha de produtos. Água e leite são comuns para todos, mas para Apucarana ficou escova dental, creme dental, sabonete, absorventes e fraldas. Caso eles tenham estrutura depois, pode surgir uma nova campanha”, disse.
Lemes destacou o espírito solidário do município.
“É impressionante. Apucarana passou por dificuldades há poucos dias e mesmo assim o povo ajuda. Muita gente já levou doações ao Lagoão e aos CRAS. Peço, de coração, que quem puder contribuir, contribua. A situação em Rio Bonito de Iguaçu é muito feia. São 14 mil habitantes, cerca de 800 casas totalmente danificadas. Isso significa mais de 2.400 pessoas que perderam suas casas.”
Ao final, o sargento reforçou os itens prioritários:
“Água, leite, escova e creme dental, sabonete, fraldas e absorventes femininos. Esses são os materiais que estamos recebendo.” A campanha segue ativa e as doações podem ser feitas durante todo o dia.


