A cidade de Arapongas enfrenta um novo desafio devido a um buraco de grandes proporções que se abriu na Avenida Capitão Castanho, no Jardim Paulino Frederigo, gerando riscos à segurança dos motoristas e pedestres. O incidente foi identificado pela Defesa Civil, que recebeu três chamados da população nesta segunda-feira (20). Segundo o coordenador da Defesa Civil, Paulo Antônio Kümmel, a situação exige atenção especial, pois a cratera pode se expandir com as fortes chuvas previstas para os próximos dias.
“Recebemos três chamados da população, e ao chegarmos no local, verificamos que o asfalto cedeu e abriu uma cratera por baixo dele. Isso representa um risco muito grande para os motoqueiros, caminhões e veículos de grande porte. Com as chuvas que estão previstas para os próximos dias, a situação pode piorar ainda mais,” afirmou o coordenador Paulo Antônio Kümmel.
A Defesa Civil de Arapongas, em conjunto com a empresa responsável pela manutenção da via, já iniciou as providências para resolver o problema. “Acionamos a Codar, empresa responsável pela manutenção das vias, para que eles façam o tapa-buraco. Eles precisarão abrir totalmente a área para verificar se há alguma galeria pluvial danificada e, a partir daí, fazer o fechamento adequado para evitar futuros problemas,” explicou o coordenador.
A previsão de chuvas intensas para os próximos dias, até o início de fevereiro, pode agravar a situação, e a Defesa Civil orienta a população a redobrar a atenção ao passar pela área afetada.
“A população pode contar com a Defesa Civil de Arapongas para fazer a fiscalização e garantir a segurança. Se alguém encontrar algum problema similar, pode acionar a Defesa Civil pelo número 199, ou o Corpo de Bombeiros pelo 193 e a Guarda Municipal pelo 153,” completou Paulo Antônio Kümmel.
A situação segue sendo monitorada pela Defesa Civil, que alerta para os riscos das chuvas e o impacto que podem ter nas condições das vias da cidade. A população é orientada a evitar a área até que os trabalhos de reparo sejam concluídos.