Teve início, nesta segunda-feira (02), o ano legislativo de 2026 na Câmara Municipal de Apucarana, com a retomada das sessões ordinárias. A primeira sessão do ano foi conduzida pelo presidente do Legislativo, vereador Danylo Acioli, e teve como um dos principais pontos da pauta a definição da composição das comissões permanentes da Casa.

Durante a sessão, os vereadores também receberam a visita do prefeito Rodolfo Mota, que apresentou a mensagem do Executivo para 2026. Segundo Danylo Acioli, o prefeito destacou que este será um ano voltado à construção e ao desenvolvimento do município, com inaugurações, retomada de obras importantes e novos projetos estruturantes previstos para a cidade.

“O prefeito veio à Casa do Apucaranense trazer a sua mensagem para o ano de 2026, reforçando que será um ano de construções. Ele já realizou inaugurações, retomou obras e apresentou novos projetos, além de pedir o apoio da Câmara na busca de recursos públicos para Apucarana”, afirmou o presidente.

Danylo ressaltou que, somente no ano passado, a Câmara Municipal conseguiu articular cerca de R$ 13 milhões em recursos junto a deputados, valores que representam investimentos diretos no município. Para ele, o mais importante é garantir que os recursos cheguem à população, independentemente da origem. “O dinheiro público não tem cheiro. Quem vai estudar em um CMEI, andar em uma rua asfaltada ou ter acesso a serviços de qualidade quer dignidade, não saber de qual governo veio o recurso”, destacou.

O presidente da Câmara também defendeu que o Legislativo mantenha o foco nas demandas locais. “Nós somos eleitos para discutir os problemas do município: transporte coletivo, falta de água, quedas de energia, infraestrutura, educação e saúde. Não cabe à Câmara Municipal virar um espaço para debates de temas federais. A população espera soluções para os problemas do dia a dia”, pontuou.

Além da mensagem do Executivo, a sessão marcou a eleição democrática das sete comissões permanentes da Câmara, responsáveis pela análise técnica e jurídica de todos os projetos antes da votação em plenário. Danylo explicou que o processo seguiu o regimento interno e garantiu a participação dos vereadores e dos partidos com representação na Casa.

“As comissões são fundamentais para o bom funcionamento do Legislativo. A eleição foi democrática, transparente, e cada vereador fez suas escolhas. Nem todos gostam da democracia quando o resultado não é o esperado, mas ela precisa ser respeitada”, afirmou.

Com as comissões definidas, a Câmara de Apucarana já se prepara para dar sequência aos trabalhos. Entre os próximos temas a serem discutidos estão um projeto que cria a Bolsa Tecnologia, voltado ao incentivo da inovação no município, além da votação final da nova Lei Orgânica Municipal. “São projetos que pensam o presente e constroem o futuro. A revisão da Lei Orgânica, por exemplo, representa um momento importante de renovação e entrega da Câmara para a cidade de Apucarana”, concluiu Danylo Acioli.

As sessões ordinárias da Câmara seguem sendo realizadas todas as segundas-feiras, às 19h, dando continuidade aos trabalhos legislativos de 2026.

Siga-nos nas redes sociais:

Compartilhe: