Na sessão desta segunda-feira (1º), o presidente da Câmara Municipal de Apucarana, Danylo Acioli, voltou a demonstrar preocupação com a crescente infestação de escorpiões-amarelos na cidade — espécie considerada de alto risco e alvo de reiterados alertas da Secretaria de Estado da Saúde.
Durante o pronunciamento, Acioli cobrou ações efetivas da administração municipal e relatou a insatisfação de moradores que têm buscado apoio do poder público para lidar com o problema. Segundo ele, um episódio registrado no Jardim Interlagos evidencia a falta de preparo da prefeitura para enfrentar a situação.
De acordo com o presidente da Câmara, uma moradora procurou o município pedindo providências diante da presença de escorpiões no bairro. A resposta, no entanto, teria surpreendido e revoltado a família: servidores orientaram a “comprar uma galinha-da-Angola” para controlar os animais peçonhentos.
Acioli criticou duramente a postura e afirmou que o município precisa tratar o tema com seriedade, planejamento e responsabilidade. Em tom irônico, comentou que, se a orientação para escorpiões é adquirir galinhas-da-Angola, em breve a prefeitura também poderia sugerir “um bode para fazer roçagem”, em referência à suposta incapacidade de utilizar métodos adequados para atender demandas básicas da população.
O vereador ainda fez um alerta: caso problemas simples continuem sem solução adequada, outras respostas absurdas podem surgir. “Na hora que faltar água, a prefeitura vai falar para fazer dança da chuva?”, questionou.
Acioli concluiu afirmando que continuará cobrando providências e reforçou que a gestão pública precisa estar preparada para enfrentar situações emergenciais oferecendo respostas responsáveis aos moradores de Apucarana.