Na tarde desta sexta-feira (01), o auditório do Colégio Cerávolo, em Apucarana, foi local da solenidade oficial de lançamento do Cursinho Popular Comunitário, uma parceria inédita entre a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), a Universidade Estadual do Paraná (Unespar) e o colégio, voltado à preparação de estudantes da rede pública para o Enem e vestibulares.
O evento reuniu estudantes, autoridades municipais e estaduais, representantes das universidades e professores, marcando o início de um projeto gratuito, estruturado e com aulas ministradas por docentes universitários e futuros professores dos cursos de licenciatura.
O diretor do Colégio Cerávolo, Diego Fávaro Soares, destacou a importância do projeto:
“Esse curso é uma parceria com a universidade estadual. Eu falo que hoje aqui nós tivemos a concretização de um sonho, que é construir pontes para a universidade pública. Então, nós temos aqui dentro hoje a Universidade Estadual do Paraná, juntamente com a UTFPR, um cursinho popular comunitário, onde os professores da universidade, assim como futuros professores que estão se formando nos cursos de licenciatura, estarão aqui nas segundas, quartas, sextas-feiras e nos dois últimos sábados do mês, ministrando aulas para os nossos alunos, preparando eles para o Enem e vestibulares.”
Segundo Fávaro, o cursinho tem duração inicial de três meses, com conteúdo abrangente e estrutura comparável a instituições privadas:
“Essa parceria trouxe também o material didático. Então o aluno, hoje, está recebendo uma apostila preparatória para acompanhar as aulas. Nós vamos ter revisões em todas as disciplinas, com professores da Unespar, UTFPR e também dois docentes do colégio. Além disso, o curso com duração de 3 meses, oferece palestras motivacionais, orientação educacional e simulados. É um cursinho completo, gratuito, algo que só se encontrava na rede privada. Inicialmente, estamos atendendo cerca de 170 alunos de todas as séries do ensino médio, porque incentivamos a cultura do vestibular desde o primeiro ano.”
O diretor ressaltou ainda a presença de autoridades e a união de esforços para viabilizar a iniciativa:
“Tivemos aqui o presidente da ACIA, a pró-reitoria da Unespar, toda a diretoria da UTFPR e a presença do secretário e deputado Beto Preto. Isso mostra a importância da escola e desse projeto que é indiscutível. A presença dessas autoridades abrilhanta essa aula inaugural.”
Thiago Ramires, diretor da UTFPR em Apucarana, reforçou a inovação e impacto da parceria:
“A gente está com uma parceria juntamente com a Unespar, ofertando um cursinho para jovens que pretendem seguir carreira universitária. A importância desse projeto está na união de uma universidade federal com uma estadual, ambas com perfis distintos, mas com o mesmo objetivo: ampliar oportunidades. Nossos docentes, mestres e doutores, estão se dispondo a lecionar nesse projeto. É algo inédito em Apucarana, nunca existiu antes. Duas universidades públicas, com porte e qualidade, unindo forças para oferecer aos alunos da rede pública algo transformador. É um sonho que foi interrompido pela pandemia e que agora se torna realidade.”
Presente na solenidade, o secretário estadual da Saúde e deputado federal Beto Preto elogiou a iniciativa e o desempenho do colégio:
“Eu quero dizer da alegria de estar aqui. O Colégio Cerávolo, para mim, é sempre um motivo de celebração. O que fizeram aqui nos últimos anos é notável: maior nota do IDEB, mais de 2 mil alunos, vários cursos profissionalizantes. Isso só acontece porque a direção tem garra e os professores vêm junto. A gente tem que animar essa moçada, essa juventude. Eles precisam se interessar pelo futuro. Estou feliz de estar aqui e estou percebendo que vai dar certo. Esse cursinho, você vai ver no final do ano, vai proporcionar muitas aprovações desses alunos que hoje estão participando desse momento especial.”
A expectativa é que o cursinho fortaleça a preparação dos estudantes da rede pública de Apucarana e região, contribuindo para o aumento das aprovações em universidades públicas e ampliando o acesso ao ensino superior gratuito e de qualidade.