Em uma agenda intensa pelo interior do estado, a pré-candidata ao Senado, Cristina Graeml, esteve nesta sexta-feira (16) na cidade de Arapongas, onde foi recepcionada pelo vereador Aroldo Pagan.
Durante sua visita, Cristina concedeu entrevistas, conheceu o sistema de monitoramento da cidade e falou sobre segurança pública, sua trajetória e o atual cenário político de Curitiba.
Em entrevista, Cristina explicou os motivos de sua passagem pela região:
“Na verdade, eu fui convidada para conhecer a Expo Ingá, em Maringá, e como estava na região, atendemos também a vários pedidos de entrevistas e de visitas em Arapongas e Apucarana. Então, estou nessa corrida, mas com uma alegria imensa de estar aqui pela primeira vez na cidade, conhecendo e recebendo informações importantes sobre Arapongas. Um orgulho, hein, pessoal? Cidade mais segura do Paraná.”
Ao visitar o sistema de segurança da cidade, Cristina elogiou a atuação da Guarda Municipal de Arapongas:
“As guardas municipais são super importantes. Acompanhei muito isso ao longo da minha carreira no jornalismo, desde a época em que não tinham nem armas não letais. Essa evolução é necessária para a sociedade. As guardas estão sendo reconhecidas como forças de segurança. E é muito gratificante saber que em Arapongas esse sistema funciona tão bem. É um exemplo para o Paraná.”
Cristina também comentou sobre sua atuação política em Curitiba e a possibilidade de um novo turno nas eleições municipais:
“Desde o fim do segundo turno, fui praticamente intimada a começar uma pré-campanha para o Senado. Tenho acompanhado com tristeza a situação da população de rua em Curitiba, o déficit de vagas em creches, e a lentidão na solução de problemas antigos. Sobre o possível terceiro turno, o que há é uma denúncia grave de abuso de poder político e econômico. A promotoria pediu a cassação dos mandatos do atual prefeito e vice, além da inelegibilidade do ex-prefeito Rafael Greca. Estamos aguardando a decisão do juiz eleitoral.”
A pré-candidata também destacou que, caso haja uma nova eleição, participará com o mesmo espírito combativo das anteriores:
“Se houver um terceiro turno, para mim o custo será zero, porque não usei dinheiro público. Conto com o voluntariado e com a ajuda da população, como já aconteceu. O importante é que o melhor aconteça para Curitiba.”
Ao lado da pré-candidata, o vereador Aroldo Pagan destacou a importância da visita para a cidade e ressaltou as qualidades da jornalista:
“Para nós é uma alegria e um sentimento de dever cumprido. Arapongas é uma cidade pujante, e receber uma pessoa qualificada como a Cristina é motivo de orgulho. Ela tem 35 anos de carreira no jornalismo, foi a primeira mulher a disputar o segundo turno em Curitiba, e agora entra na política com muita força e conhecimento.”
O vereador também reforçou o papel dos legisladores municipais na articulação política:
“A função do vereador é representar, legislar, fiscalizar e buscar apoio externo. E com a Cristina no Senado, do nosso partido, certamente teremos uma voz que vai olhar não só para Arapongas, mas para toda a nossa região. Estamos fazendo nossa parte hoje, e esperamos a devolução desse carinho quando ela estiver lá.”
A agenda de Cristina Graeml segue com compromissos em Maringá, mas a passagem por Arapongas marcou sua primeira visita à cidade.
“Foi uma recepção calorosa, cheia de significado e de encontros produtivos. Fico feliz em ver o quanto a cidade é organizada, segura e comprometida com a boa gestão pública”, finalizou.