Imagem por: Jonatam Battista/Canal 38

A Câmara Municipal de Apucarana realizou na noite desta quinta-feira (10) uma sessão solene para a entrega do Título de Cidadão Honorário ao coronel Alexandre Pereira Figueiredo.

A homenagem foi proposta pelo ex-vereador Rodrigo Lievore, o Recife, atual secretário municipal da Cultura, e contou com a presença do Prefeito de Apucarana, Rodolfo Mota, de familiares, autoridades militares e civis, imprensa e amigos do homenageado, que atuou no comando do 30º Batalhão de Infantaria Mecanizado por dois anos.

Durante seu discurso, o coronel Figueiredo destacou a importância do momento:

“É uma responsabilidade gigante, uma honra poder receber esse título de cidadão honorário de Apucarana. Muito feliz. Representa tudo aquilo que nós fizemos naqueles dois anos em que estive à frente do batalhão. Como falei nas minhas palavras, foi uma integração que deu muito certo do Exército Brasileiro com a população e com a cidade de Apucarana, e vou levar isso para onde eu for. É uma alegria enorme”, afirmou.

O coronel também falou sobre seu atual momento profissional e sua ligação afetiva com Apucarana:

“Retorno agora para Brasília, onde estou servindo no Centro de Comunicação Social do Exército, mas com uma responsabilidade enorme a partir de agora, porque agora também sou filho de Apucarana. E aonde eu for, vou levar a garra e a cultura desse povo extremamente correto e feliz. Trouxe minha família para rever os amigos dos meus filhos, porque realmente essa cidade é especial e ficará para sempre marcada em meu coração, não só no meu, mas no da minha família também.”

Ele ainda revelou que assumirá uma nova missão internacional:
“Daqui a um ano, vou participar de um cargo permanente na Organização dos Estados Americanos, nos Estados Unidos. É mais uma responsabilidade, e, como falei, levarei essa garra do povo de Apucarana”, concluiu.

O presidente da Câmara, vereador Danylo Acioli, ressaltou o simbolismo da homenagem: “Alegria poder falar com toda a imprensa de Apucarana. Momento importante, uma sessão solene. Eu digo que a Câmara Municipal de Apucarana é a casa do apucaranense, e hoje, em especial, condecoramos o coronel Figueiredo como cidadão honorário. Ele trouxe o Exército para as ruas da cidade no bom sentido, para cuidar do nosso povo. No momento em que havia uma guerra contra a dengue, ele colocou o efetivo do Exército para nos ajudar, demonstrando efetivamente o que é o braço forte e a mão amiga do Exército”, pontuou Acioli.

Danylo ainda fez referência ao próprio pai, militar do Exército, e à importância de reconhecer aqueles que prestam bons serviços à cidade:
“Cresci com esses valores militares. Para mim, há todo um simbolismo na entrega desse título, o primeiro que entrego no meu mandato. Temos outras homenagens previstas, como à desembargadora Joeci Camargo e ao senhor Luiz Hirose. A Câmara vive um novo momento e precisamos, conforme ordena a Bíblia, conferir honra a quem tem honra. Deus abençoe vocês. E lembrem-se: a Câmara Municipal de Apucarana é a sua casa, é a casa do apucaranense.”

O vereador Moisés Tavares, que acompanhou a cerimônia, também enalteceu a trajetória do homenageado:

“É com alegria que compartilho esse título com toda a cidade. Tive a honra de votar favorável à homenagem na legislatura passada.

O coronel Figueiredo não só passou por Apucarana, ele viveu Apucarana. Comandou o nosso batalhão, que forma tantos jovens de forma cidadã. Ele deixou uma marca extremamente humanizada, elevou o nível do relacionamento entre o comando e a sociedade, inclusive conosco no Legislativo e com o Executivo. Comandou nosso batalhão em momentos delicados, como na pandemia, sempre com postura firme, ética e humana. Hoje, mesmo servindo em Brasília e prestes a atuar nos Estados Unidos, ele é e sempre será um apucaranense.”

Rodrigo Lievore, o Recife, atual secretário da Cultura de Apucarana e autor da proposta, falou com orgulho da homenagem que propôs:

“Muito feliz de estar de volta à Casa do Povo. Essa casa aqui é um pouquinho minha também. Na última sessão extraordinária do ano passado, propus essa importantíssima homenagem ao coronel Alexandre Figueiredo, um grande amigo com quem convivemos por dois anos e cuja atuação à frente do 30º Batalhão foi brilhante. Ele abriu as portas do quartel para a sociedade civil, esteve ao lado da prefeitura no combate à dengue, sempre disponível, sempre presente. Sou oficial do Exército, servi em Ponta Grossa, sei os valores que o Exército transmite para a vida. Figueiredo representa isso tudo. Por isso, fico muito feliz com essa justa homenagem a esse grande homem e apucaranense de coração.”

A cerimônia foi marcada por aplausos, emoções e reconhecimento à atuação exemplar de Figueiredo enquanto comandante em Apucarana, selando sua ligação definitiva com a cidade que agora também o reconhece como filho.

Siga-nos nas redes sociais:

Compartilhe: