Durante a segunda-feira, será observada a formação de um sistema de baixa pressão nas proximidades da costa do Rio Grande do Sul. Entretanto, devido ao seu rápido deslocamento e à limitada organização estrutural, o sistema atuará predominantemente na manutenção das condições de instabilidade atmosférica, sem favorecer intensificações significativas dos eventos convectivos no Paraná.
À medida que esse sistema avança em direção ao oceano, aumenta a probabilidade para a ocorrência de temporais, especialmente sobre o setor leste do estado; contudo, não se descarta a ocorrência de pancadas de chuva isoladas nas demais regiões.
As temperaturas permanecem elevadas em todo o território, com máximas que podem superar os 35 °C no setor oeste, em função do predomínio de ar quente e maior disponibilidade de radiação solar.
As temperaturas na segunda-feira (16) em Apucarana e região devem oscilar entre a mínima de 21ºC e a máxima de 31ºC, conforme o Simepar.
Durante a terça-feira, o sistema continuará influenciando o regime de precipitação, favorecendo a formação de áreas de instabilidade, especialmente sobre o setor leste do estado. Essa condição mantém a possibilidade de ocorrência de pancadas de chuva ao longo do período, com eventuais intensificações localizadas, formando temporais.
As temperaturas na terça-feira (17) em Apucarana e região devem oscilar entre a mínima de 21ºC e a máxima de 31ºC, conforme o Simepar.