O sistema de baixa pressão já existente entre os países vizinhos e o Sul do Brasil, continuará favorecendo o transporte de umidade proveniente da região amazônica em direção ao Paraná, aumentando as instabilidades no estado.
O avanço de um sistema frontal pelo oceano contribuirá para intensificar essas instabilidades, com precipitação abrangente e risco elevado de tempestades isoladas, que poderão provocar volumes de chuva expressivos em curto período de tempo.
Ao final do dia, alguns pontos poderão ter registrado acumulados superiores a 50 mm. As temperaturas máximas permanecerão elevadas, próximas aos 30 °C. Especialmente no Litoral Paranaense, os termômetros poderão se aproximar dos 36 °C e 38 °C.
As temperaturas na sexta-feira (13) em Apucarana e região devem oscilar entre a mínima de 21ºC e a máxima de 27ºC, conforme o Simepar.
No sábado, o tempo segue instável em todo o Paraná, principalmente a partir da tarde, com possibilidade de tempestades isoladas, distribuídas de maneira irregular pelas regiões do estado. A região Norte, no entanto, é a menos propensa à formação de temporais.
Ao longo do dia, são esperadas maiores aberturas de sol na metade norte, onde as temperaturas máximas deverão apresentar maior elevação, atingindo valores próximos ou ligeiramente superiores aos 30 °C. Já na metade sul, as máximas devem permanecer mais amenas, em torno dos 25 °C.
As temperaturas no sábado (14) em Apucarana e região devem oscilar entre a mínima de 21ºC e a máxima de 29ºC, conforme o Simepar.