Na sexta-feira o tempo permanece instável em boa parte do território paranaense, com pancadas de chuva nas faixas oeste, noroeste, centro-norte e leste (RMC e litoral).
No sul e sudoeste, com o avanço do ar mais frio, há perspectiva apenas para chuvas fracas e passageiras, dando lugar ao tempo mais seco. As condições de abafamento persistem nas faixas do centro ao oeste e norte, mas com menor elevação das temperaturas em relação aos últimos dias, exceto na divisa com SP. Os maiores acumulados de chuva seguem ocorrendo no litoral.
Atenção nesta sexta-feira para as rajadas de vento associadas ao avanço da massa de ar mais frio pelo sul do país. No Paraná, as “metades” sul e leste devem registrar rajadas moderadas a fortes (entre 50 e 60 km/h). No litoral há previsão de agitação marítima da tarde para a noite.
As temperaturas na sexta-feira (04) em Apucarana e região devem oscilar entre a mínima de 20ºC e a máxima de 28ºC, conforme o Simepar.
O destaque deste sábado vai para o aguardado ingresso de ar mais frio no Paraná. A região do extremo sul deve registrar as menores temperaturas, na casa dos 7 °C em Palmas e General Carneiro, com possibilidade para marcas ainda menores em regiões de baixada. Na RMC, litoral, oeste, sudoeste, centro e campos gerais, as mínimas ficam na casa dos 11/12 °C.
O avanço da massa de ar mais frio decorre do deslocamento de um sistema de alta pressão (circulação anti-horária), que deve transportar umidade para o continente, mantendo o tempo instável no Paraná. São esperadas pancadas de chuva no centro e leste, incluindo a capital. O céu fica mais fechado, e com ventos constantes, a sensação de frio será maior.
As temperaturas no sábado (05) em Apucarana e região devem oscilar entre a mínima de 17ºC e a máxima de 23ºC, conforme o Simepar.