O que era para ser apenas mais uma patrulha de rotina se transformou em uma ação de urgência para a Polícia Rodoviária Federal (PRF) na tarde deste sábado (12), após denúncias de que um Fiat Palio trafegava perigosamente na contramão pela BR-376, entre Nova Esperança e Presidente Castelo Branco.
Por volta das 16h25min, os agentes localizaram o veículo no km 140 da rodovia, em Nova Esperança. Durante a abordagem, testemunhas relataram que o condutor percorreu alguns quilômetros na contramão no sentido Castelo Branco, retornou e continuou trafegando irregularmente no sentido oposto, chegando a acessar a alça do trevo de Atalaia, também pela contramão.
Durante a fiscalização, o motorista confessou ter ingerido bebidas alcoólicas em Flórida e disse que estava a caminho da casa de parentes em Nova Esperança, quando se confundiu no trevo. Ele ainda admitiu ter colidido de raspão com outro carro que trafegava corretamente.
Submetido ao teste do bafômetro, o resultado apontou 1.19 miligramas de álcool por litro de ar, valor quase quatro vezes acima do limite para ser considerado crime de trânsito. Os policiais também constataram que o homem não possuía Carteira Nacional de Habilitação (CNH), o veículo estava com o licenciamento vencido e faltavam equipamentos obrigatórios.
Diante das infrações, o condutor foi preso em flagrante e encaminhado à Delegacia da Polícia Civil de Paranavaí. Ele deverá responder por dirigir sob efeito de álcool e por conduzir veículo sem habilitação, gerando perigo de dano.
A PRF ainda aplicou quatro autuações: dirigir sem CNH, embriaguez ao volante, equipamento obrigatório inoperante e transitar pela contramão. As multas somadas ultrapassam os R$ 4 mil.
A PRF reforça o alerta sobre os riscos que comportamentos como esse representam não apenas para os motoristas infratores, mas para toda a coletividade no trânsito.