Aeroporto tem estrutura para receber novos voos e evitar prejuízos à economia local após corte da Azul no período da manhã.
A concessionária do Aeroporto de Londrina está negociando com as companhias Gol e Latam para garantir voos diretos entre Londrina e Curitiba, após a suspensão do horário matutino da Azul. A medida visa evitar que a cidade e toda a região fiquem desassistidas em conexões com a capital paranaense, principalmente em horários estratégicos.
O deputado estadual Tercilio Turini se reuniu nesta terça-feira (29) com a gerente do aeroporto, Daiane Persicotti, que reiterou a necessidade de uma mobilização política ampla para sensibilizar as companhias aéreas. “O espaço existe. O aeroporto tem capacidade para operar mais voos. É fundamental pressionar com a participação de prefeitos, vereadores, deputados, entidades empresariais e toda a comunidade regional”, afirmou Turini. O parlamentar também pretende pedir apoio ao governador Ratinho Junior, ressaltando que uma articulação direta com as companhias pode ser decisiva.
Turini alerta para os transtornos causados pela retirada do voo da manhã da Azul, que a partir da próxima segunda-feira (4), deixará Londrina com apenas uma opção diária para Curitiba, às 18h20. “É um retrocesso. As pessoas terão que viajar no final da tarde, arcar com hospedagem e alimentação, e só no dia seguinte cumprir compromissos. É um prejuízo para empresários, advogados, estudantes e para toda a logística da região”, frisou o deputado.
A gerente do terminal, Daiane Persicotti, destaca que a redução de voos afeta diretamente o faturamento da concessionária Motiva, responsável pela administração do aeroporto, e que os investimentos já realizados ampliaram a capacidade operacional. “Nosso setor de negócios aéreos, em São Paulo, já ofereceu às companhias Gol e Latam a possibilidade de assumirem esses voos”, reforçou. O supervisor de operações do Aeroporto, Cícero Valente, também participou da reunião.
Londrina, que já chegou a operar 20 voos diários (40 movimentações de pouso e decolagem), hoje conta com apenas 10 voos (20 movimentações) — uma queda significativa que acende o alerta sobre a conectividade e o impacto no desenvolvimento regional.