Na tarde desta sexta-feira (16), a 7ª Companhia Independente da Polícia Militar (7ª CIPM) de Arapongas recebeu um novo veículo que passa a integrar a frota do Canil, reforçando as operações com cães em toda a região.
A viatura é totalmente adaptada para o transporte seguro dos animais e vai ampliar a eficiência no atendimento das ocorrências.
De acordo com o Capitão Cleyton, comandante do Canil da Polícia Militar de Arapongas, o investimento faz parte de uma série de ações do Governo do Estado para fortalecer a estrutura da corporação.
“É um veículo novo. O Governo do Estado tem investido atualmente em materiais e recursos para a Polícia Militar, de forma a melhorar o nosso serviço. Não somente viaturas, mas também está chegando armamento novo e novos cães para que possamos trabalhar. Inclusive, temos três cães em treinamento aqui no nosso canil. Tudo isso é para melhorar o atendimento à população”, destacou.
O capitão explicou ainda que a nova viatura foi preparada especialmente para o trabalho com os cães.
“Hoje chegou essa viatura nova, preparada com abrigo para os cães. Como vocês podem ver, podemos transportar até três cães dentro desse veículo, o que facilita muito o nosso trabalho no dia a dia, quando as equipes estão em patrulhamento”, afirmou.
Além de reforçar a estrutura operacional, o investimento também é essencial para a renovação da frota, segundo o comandante.
“Esse investimento é necessário porque nós rodamos muitas vezes 24 horas com a mesma viatura. Chega um momento em que, mesmo com a manutenção em dia, ela não tem mais condições de uso. Então o Governo do Estado, através da Secretaria de Segurança Pública, adquire novos veículos para substituir os antigos”, explicou o Capitão Cleyton.
Atualmente, o Canil da 7ª CIPM conta com duas viaturas e, com a chegada deste novo veículo, o trabalho será ainda mais ágil.
“O Canil agora vai trabalhar com essa nova viatura, que já entra em operação hoje. Ela vai atuar dentro da cidade de Arapongas, em Sabáudia e também prestando apoio a outros municípios como Rolândia e cidades da região”, concluiu.
O reforço representa mais um avanço no aparelhamento da Polícia Militar e amplia a capacidade de atuação das equipes especializadas, especialmente em ocorrências que exigem o emprego dos cães policiais, como buscas, apreensões de drogas e apoio em ações táticas.



