O deputado federal licenciado e secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, assinou, nesta terça-feira (28) em Curitiba na secretaria de ensino superior a autorização do projeto de criação do Centro de Inovação Têxtil (Ctex) da UTFPR de Apucarana. Ao todo, o Centro receberá um incentivo de R$ 4,5 milhões da Secretaria de Tecnologias e Inovação (Seti) e visa alavancar as características das empresas de vestuário e confecção no Vale do Ivaí, posicionando ainda mais Apucarana como um polo estratégico de inovação no setor.
“Este é um grande passo que damos para continuar atendendo a população de Apucarana no seu desenvolvimento, gerando novas oportunidades e, principalmente, fazendo com que os filhos da cidade possam estudar Engenharia na nossa Universidade Tecnológica Federal do Paraná. O município ganha muito com esse projeto que deve impulsionar não somente o aspecto acadêmico, mas também industrial do setor têxtil’, afirmou Beto Preto.
Um dos principais objetivos do Citex será impulsionar o setor têxtil paranaense, agregando valor e reduzindo custos de produção e logística. Atualmente, Apucarana é o maior polo industrial do vestuário e da produção têxtil no Paraná, com 612 estabelecimentos e 7.175 trabalhadores ativos, conforme dados do Observatório do Sistema das Federações das Indústrias do Estado do Paraná (Sistema Fiep). Juntamente com os municípios de Maringá, Cianorte e Londrina, Apucarana concentra 34% dos postos de trabalho neste setor no Estado.
O centro permitirá, ainda, identificar demandas científicas e tecnológicas da comunidade regional, facilitando a interação com os cursos e programas da UTFPR e fomentando a criação de novos empreendimentos.
“O Beto Preto é um grande defensor de Apucarana e nossa pasta aposta em projetos bem estruturados, que possam garantir maior desenvolvimento. Não temos dúvidas de que essa assinatura marca o início de um futuro ainda mais próspero nessa área tão importante economicamente para a região”, reconheceu o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, Aldo Bona.
De acordo com o vice-prefeito de Apucarana, Paulo Vital, o investimento é o fruto de uma grande união de forças em prol da cidade.
“Temos muito que agradecer ao nosso governador, Ratinho Junior, ao secretário Beto Preto e a todos que viabilizaram esse grande presente para Apucarana. Nosso município é uma referência nacional no setor têxtil, que agora caminha para a sua modernização. Um esforço conjunto pelo bem dos apucaranenses”, avaliou.
“É uma grande alegria participar deste momento onde o governo do Estado do Paraná, através da Secretaria de Estado do Ensino Superior, cujo titular Aldo Bona assinou o convênio, coloca 4 milhões e meio de reais para construção. Nesse momento, onde o governo do Estado do Paraná, através da Secretaria de Estado do Ensino Superior, Aldo Bona assinou o convênio, coloca 4 milhões e meio de reais para construção do Centro de Inovação Têxtil, que vai consolidar o nosso campus da UTFPR em Apucarana.
Uma universidade federal que vai ter recursos do Governo do Estado e também aproveitando para agradecer porque vai consolidar o curso de Engenharia Têxtil e vai abrir novos negócios através desse Centro de Inovação Têxtil. É um passo adiante, o Governador Ratinho Júnior, secretário Aldo Bona, o diretor do campus da UTFPR, professor Marcelo Ferreira, o nosso reitor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná Marcos Schiefler. “Vamos em frente”, comentou Beto Preto
PRESENÇAS – Também participaram do evento o reitor da UTFPR, Marcos Schiefler, os vereadores Fransciley Poim e Lucas Leugi; o presidente da Associação Comercial Industrial de Apucarana (Acia), Wanderlei Faganello; o diretor da UTFPR de Apucarana, Marcelo Ferreira; além de empresários e lideranças municipais.