Imagem por: Ari Dias/AEN

É a segunda unidade no Estado, localizada no Boulevard Shopping com atendimento de segunda a sexta-feira. Até março de 2026, 20 Poupatempos serão implantados no Paraná, facilitando o acesso a mais de 200 serviços em um mesmo local.

Mais facilidade e praticidade no acesso a serviços públicos. O governador Carlos Massa Ratinho Junior inaugurou nesta sexta-feira (31) a segunda unidade do Poupatempo Paraná em Londrina, no Norte do Estado, e também lançou o aplicativo do programa estadual. O novo espaço fica no Boulevard Shopping e conta com uma novidade: o primeiro módulo do Descomplica Empresas, que oferece orientações sobre como abrir um negócio de forma simples e rápida.

“A unidade vai atender não apenas Londrina, mas também as cidades vizinhas. Como o próprio nome já diz, o Poupatempo vem facilitar a vida do cidadão e, com agilidade, poder fazer o RG do filho, abrir uma empresa, renovar a CNH. Tudo isso está acoplado aqui dentro”, afirmou Ratinho Junior. “E além do atendimento físico, temos toda essa prestação de serviço na internet. É um projeto inovador, e o Paraná será o Estado com o maior número de serviços prestados pela internet, para valorizar cada vez mais o tempo do cidadão e melhorar a prestação dos serviços estaduais”.

Além disso, também já está no ar o aplicativo do Poupatempo Paraná. Disponível neste primeiro momento para o sistema Android e posteriormente para iOS, o cidadão poderá realizar agendamento para as unidades físicas, ou então ser atendido de maneira virtual, nos serviços em que isso for possível. O objetivo é garantir a melhor experiência do usuário, com interface simples, acesso rápido aos serviços.

O superintendente de Governança de Serviços e Dados e responsável pelo programa, Leandro Moura, ressaltou que as unidades estão sendo instaladas em locais de fácil acesso pela população, como os shoppings. “Ele funciona nos dias de semana, em horário comercial, mas tem um conceito semelhante aos caixas eletrônicos. Os totens ficam disponíveis durante todo o horário de funcionamento dos shoppings, inclusive nos sábados, domingos e durante a noite”, disse.

“Temos mais de 240 serviços disponíveis e outros 400 mapeados para entrar no Poupatempo, isso de serviços do Estado. Ainda teremos parcerias com os municípios e de órgãos federais para trazer para cá”, ressaltou Moura. “Já temos o Gov.br no Poupatempo, mas também faremos uma parceria com a Polícia Federal para fazer a emissão do passaporte nas nossas unidades”.

Para o prefeito de Londrina, Tiago Amaral, a unidade na cidade valoriza o tempo e facilita a vida dos cidadãos. “Uma cidade inteligente é uma cidade que chega mais rápido com os serviços públicos para as pessoas, aproxima o cidadão daquilo que ele precisa fazer no dia a dia. Quando se diminui a burocracia, facilita a vida de todo mundo”, destacou.

DESCOMPLICA – A inauguração do Descomplica Empresas dentro do Poupatempo de Londrina visa auxiliar o cidadão que busca empreender, mas não sabe por onde começar ou formalizar seu negócio. Lá será possível encontrar informações como enquadramento da atividade comercial, lista de documentos necessários para abertura ou regularização do empreendimento, quais órgãos serão necessários consultar, como se tornar Microempreendedor Individual (MEI) ou Microempresa (ME), entre outros serviços.

O Paraná conta hoje com o maior número de atividades enquadradas como de baixo risco do País, com 975 Classificações Nacionais de Atividades Econômicas (CNAEs). Goiás, que é o segundo colocado, tem 962 atividades, enquanto que São Paulo tem 948, segundo o Ranking Nacional de Dispensa de Alvarás e Licenças.

Na prática, a medida facilita a vida de quem quer empreender, determinando que atividades consideradas como de baixo risco não precisam mais de alvarás e licenças, podendo funcionar assim que a empresa receber o número do CNPJ, o que tem sido cada vez mais rápido no Paraná, com o processo levando, em média, cerca de 8 horas.

“O Descomplica Paraná, que é um programa de estado para simplificar a aberturas de empresas e facilitar a vida do empreendedor, está sendo inaugurado dentro das unidades do Poupatempo. Londrina é a primeira, mas todas passarão a ter”, explicou o chefe do Centro Estadual de Desburocratização da Casa Civil, Jean Puchetti.

“O cidadão que vem resolver as suas questões pessoais, também vai receber as informações necessárias do que ele precisa para abrir uma empresa, quais são os documentos necessário, as licenças e alvarás”, salientou Puchetti. “Todo esse processo de desburocratização ajuda a movimentar a economia do Paraná”.

As equipes que vão realizar os atendimentos no Poupatempo foram treinadas pela Junta Comercial do Paraná (Jucepar), podendo auxiliar sobre como abrir um CNPJ pelo portal do “Empresa Fácil”, quando será necessário contratar um contador, e acessar informações dos órgãos licenciadores como o Instituto Água e Terra (IAT) e Corpo de Bombeiros.

ESTRUTURA – Com cerca de 50 funcionários e mais de 200 serviços, o Poupatempo de Londrina funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, no piso superior do Boulevard Shopping, na Avenida Theodoro Victorelli, nº 150, no bairro Carlota. Os agendamentos já estão disponíveis pelo site poupatempo.pr.gov.br, onde também consta a lista completa dos serviços disponíveis, ou diretamente nos totens de atendimento presencial.

No novo espaço, o público pode buscar atendimentos relacionados a veículos e motoristas pelo Detran; segunda via de fatura e religação de energia na Copel; informar vazamento de água ou adesão à fatura digital na Sanepar; obter mais informações sobre o Casa Fácil Paraná com a Cohapar; solicitar a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) no Instituto de Identificação; entre uma série de outros serviços de pelo menos 20 órgãos públicos, entre estaduais e municipais.

O Poupatempo de Londrina abriu a fase de testes no dia 24 de outubro e, já no dia 27, precisou iniciar com os agendamentos, algo que só estava previsto a partir da inauguração oficial. Em menos de uma semana, foram mais de 1,2 mil atendimentos, com uma média de 300 por dia e satisfação de praticamente 100% dos usuários.

“Sempre recebemos o cidadão da melhor forma possível, para que ele se sinta bem e consiga resolver, de fato, todas as suas demandas aqui, relacionadas aos órgãos e institutos, em um único local”, explicou a gerente da unidade, Juliane Machado.

“O cidadão pode vir tirar as suas dúvidas e resolver todos os seus problemas. Oferecemos diversos serviços, como emissão de primeira e segunda via da identidade, atendimento do Detran e CNH, balcão de empregos e também o serviço de Defesa do Consumidor. São muitos atendimentos reunidos em um só lugar, para que o cidadão saia daqui com tudo resolvido”, complementou.

Siga-nos nas redes sociais:

Compartilhe: