A Procuradoria da Mulher da Câmara Municipal de Apucarana encerra as ações do Outubro Rosa com balanço positivo. As atividades começaram destacando-se pelo cuidado com suas próprias servidoras, promovendo uma roda de conversa voltada à escuta, ao acolhimento e à troca de experiências sobre a saúde da mulher. A ação marcou o início das atividades da campanha Outubro Rosa, que busca conscientizar sobre a prevenção e o enfrentamento ao câncer de mama.
Ao longo do mês, a Procuradoria da Mulher desenvolveu diversas atividades voltadas à informação, ao diálogo e à valorização das mulheres, reforçando a importância do autocuidado e do diagnóstico precoce. Participou do evento “Saberes Rosa”, realizado na UTFPR Apucarana, que reuniu especialistas, estudantes e a comunidade para debates sobre saúde feminina e prevenção.
A Procuradoria também participou de atividade promovida pela 16ª Regional de Saúde, que realizou ações educativas e levou informações sobre prevenção e cuidados com a saúde da mulher.
Outro momento importante foi na OAB Apucarana, por meio da Comissão da Mulher Advogada, onde a Procuradoria participou de um encontro de diálogo e fortalecimento de parcerias institucionais voltadas à defesa e valorização da mulher.
A Tribuna Livre recebeu o ginecologista e mastologista Dr. Ribamar Maroneze, que abordou a importância dos exames preventivos e do acompanhamento médico regular. A Procuradoria também esteve no Colégio Adolpho, em Astorga, promovendo uma palestra de conscientização voltada aos jovens, além de prestar consultoria à Procuradoria da Mulher de Astorga.
Para encerrar as atividades, a Câmara promoveu uma Sessão Solene com a entrega dos certificados “Mulheres que Inspiram”, reconhecendo trajetórias femininas marcadas por dedicação, superação e contribuição à comunidade. As homenageadas foram indicadas pela própria população, que deixou fotos de suas “mulheres inspiradoras” em cartazes afixados em pontos do comércio da cidade.
A vereadora e procuradora da Mulher, Eliana Rocha (Solidariedade), destacou o sucesso das ações e a importância do próximo passo da Procuradoria:
“O Outubro Rosa foi repleto de atividades produtivas e de grande alcance, que levaram informação, orientação e valorização a mulheres de todas as idades. Agora, estamos ainda mais motivadas para seguir com nosso trabalho, com a inauguração de um espaço próprio da Procuradoria da Mulher, onde poderemos acolher, orientar e apoiar ainda mais mulheres da nossa comunidade”, afirmou.