Nova linha de crédito permite que imóvel financiado seja utilizado como garantia; modalidade oferece juros menores e prazos mais longos

A Caixa Econômica Federal lançou uma nova linha de crédito que permite a utilização de imóveis urbanos — mesmo em financiamento ativo com o banco — como garantia para empréstimos com livre destinação. A medida amplia o acesso ao chamado crédito com garantia de imóvel (home equity), agora também disponível para quem ainda não quitou totalmente o bem.

A nova opção foi viabilizada a partir do Marco Legal das Garantias (Lei nº 14.711/2023), que permite que o mesmo imóvel seja oferecido como garantia em mais de um contrato de crédito, desde que haja saldo disponível.

Com taxas de juros a partir de 1,32% ao mês, a linha de crédito da Caixa pode liberar até 60% do valor de avaliação do imóvel, com prazos que variam entre 240 meses (20 anos) para operações convencionais e até 360 meses (30 anos) para quem optar pela alienação estendida — modelo em que o imóvel já financiado continua como garantia, respeitando os termos do contrato original.

Crédito de livre destinação com condições mais acessíveis

A modalidade home equity é voltada para pessoas físicas que desejam contratar empréstimos de maior valor e com condições mais vantajosas, podendo usar o recurso como quiser: desde investimentos até pagamento de dívidas ou reformas. O imóvel continua habitado normalmente, como em um financiamento tradicional.

Com cerca de R$ 6,7 bilhões em contratos ativos nessa modalidade, a Caixa detém 25% de participação no mercado de empréstimo com garantia de imóvel, distribuídos em aproximadamente 54 mil contratos.

As simulações e contratações podem ser realizadas nas agências físicas ou por meio dos canais digitais do banco.

Segundo a Caixa, a medida amplia o acesso ao crédito com menor custo, ao mesmo tempo em que proporciona maior segurança à operação — tanto para o banco quanto para o cliente.

Siga-nos nas redes sociais:

Compartilhe: