O Centro Integrado de Saúde da Mulher (CISAM), em Arapongas, foi oficializado como um novo local para doação de sangue, em uma parceria firmada com o Hemonúcleo da 16ª Regional de Saúde de Apucarana. A iniciativa foi destacada em um evento realizado nesta terça-feira (28), que contou com a presença de autoridades locais e regionais.
Lucas Leugi, chefe da 16ª Regional de Saúde de Apucarana, acompanhado da diretora técnica do Hemonúcleo, Marta, do secretário municipal de Saúde, Cadu, e do ex-secretário de Saúde, Moacir, celebrou a abertura do novo ponto de coleta e reforçou a importância do ato de doar sangue.
“É uma alegria estar aqui na CISAM em Arapongas com nossa equipe do Hemonúcleo da 16ª Regional de Saúde. Quero agradecer ao secretário Cadu, ao ex-secretário Moacir e, principalmente, a todos os cidadãos de bem que se propõem a ajudar o próximo. Quem doa sangue abre uma portinha no céu, pois esse é um trabalho divino e essencial para salvar vidas. Muitas vezes, a pessoa que hoje está em um leito aguardando por uma bolsa de sangue pode não ser alguém da nossa família, mas amanhã ou depois, isso pode mudar”, destacou o chefe da regional.
O evento atraiu mais de 70 doadores voluntários, que atenderam ao chamado e participaram deste primeiro mutirão de doação de sangue em Arapongas. O Hemonúcleo agora trabalha com o objetivo de ampliar o número de bolsas de sangue e plasma disponíveis, buscando se tornar uma referência estadual em estoques de sangue.
“Queremos agradecer aos araponguenses que abraçaram essa ideia e fizeram a diferença. Cada doação tem o poder de transformar vidas e, em muitos casos, de salvar quem está à espera de um gesto tão simples, mas tão essencial. Nosso foco é aumentar as doações e garantir que nunca falte sangue para quem precisa”, completou.
A ação reforça a cidadania e a solidariedade dos moradores da região e incentiva mais pessoas a se tornarem doadoras regulares. As doações realizadas no CISAM atenderão pacientes de toda a região, ampliando o alcance do Hemonúcleo e fortalecendo a rede de saúde local.