Imagem por: Canal 38

Apucarana recebeu, pela primeira vez, o renomado comunicador e especialista em vendas Ciro Bottini, que esteve na cidade nesta quinta-feira (27) para uma palestra especial realizada em parceria entre a Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Apucarana (Acia) e o Sebrae. O encontro reuniu dezenas de empresários e empreendedores interessados em aprimorar estratégias de marketing, comunicação e vendas neste período decisivo de fim de ano.

Conhecido nacionalmente pelo carisma e pelo domínio na área comercial, Bottini destacou que sua missão é compartilhar experiências adquiridas ao longo de quase 40 anos no mercado.

“Primeira vez aqui em Apucarana. Já estive na região de Maringá e Londrina várias vezes, mas hoje estou estreando aqui. Para os empresários, trouxe histórias sobre vendas, marketing, comunicação, como encantar o cliente, como deixar o cliente feliz, como fechar mais negócios e como fidelizar o cliente. O custo de aquisição de novos clientes é muito alto, então é muito mais barato — e muito mais legal — manter seus clientes fiéis durante muito tempo. E como fazer isso? Trouxe dicas de comunicação, gatilhos mentais, venda com apelo emocional, energia, entusiasmo e muito conhecimento”, afirmou.

Bottini também elogiou a iniciativa da ACIA e do Sebrae em promover eventos que fortalecem o comércio local.

“Eu admiro muito o trabalho de vocês. É um trabalho estruturado, que pensa realmente no pequeno e médio empresário, que muitas vezes é ótimo no core business, mas não tão bom na gestão. É aí que entram o Sebrae e a Associação Comercial, qualificando esse pessoal. É sempre bom trazer pessoas de fora, com outras referências e experiências. Tiro o chapéu para o Sebrae e para as associações comerciais do Brasil todo.”

O palestrante também destacou a evolução do marketing e da propaganda, reforçando a importância da adaptação ao digital:

“O marketing sempre foi importante, mas vem mudando demais. Hoje existem novos parâmetros para medir sucesso. Eu comecei no rádio, fui para a TV, vivi o meio analógico e fiz a transição para o digital. Tenho 60 anos e estou no digital com muita força. Quero mostrar para eles que é totalmente possível para pequenas, micro e médias empresas entrar no mundo digital e alcançar o cliente onde ele estiver.”

Apesar de ser conhecido como “o maior vendedor do Brasil”, Bottini adota postura humilde:

“Eu não me autointitulo assim, mas fico feliz. Sou famoso na área de vendas, isso acabou colando em mim. Mas conheço muitos profissionais tão bons ou melhores. Minha vantagem é ter unido a venda com a comunicação em vídeo, mas essa habilidade está acessível a qualquer pessoa.”

Sebrae destaca importância da capacitação e anuncia rodada de negócios

O gerente do Sebrae Apucarana, Tiago Cunha, ressaltou a relevância de trazer nomes de impacto como Bottini para fortalecer o comércio local.

“A gente fica muito feliz em participar de momentos como esse, principalmente quando podemos trazer conhecimento e novidades para os nossos empresários. Esse é o papel do Sebrae: contribuir com o desenvolvimento dos pequenos negócios e do empreendedorismo em Apucarana. Graças às parcerias com a ACIA e os patrocinadores, conseguimos realizar eventos dessa magnitude.”

Tiago também comentou sobre a relação entre a palestra e a evolução do marketing:

“O Bottini viveu várias fases do desenvolvimento dos negócios. Foi um dos primeiros a criar o conceito de live shop. Essa experiência, somada à transformação do marketing ao longo do tempo, com certeza agrega muito para os empresários da cidade.”

Ele ainda destacou que, além da palestra, o trabalho continua nos próximos dias:

“Hoje temos essa grande palestra, e amanhã o Sebrae e a ACIA realizam a quinta rodada gratuita de negócios para empresários, trabalhando em todas as áreas. Essa parceria é extremamente estratégica para potencializar ações e levar capacitações, workshops e eventos ao empresariado apucaranense.”

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