Imagem por: Caio Andrade/Canal 38

A cidade de Arapongas recebeu neste sábado (20), das 13h às 17h30, a Caravana Pactos pela Cultura, um encontro realizado na Casa de Artes Nitis Jacon, localizada na Rua Rouxinol, nº 571, no Centro.

O evento teve como objetivo apresentar o Sistema Nacional de Cultura, garantir acesso aos recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) e incentivar a participação da comunidade na construção das políticas culturais da região.

Organizada pelo Comitê de Cultura do Paraná, com apoio da Prefeitura de Arapongas e de instituições parceiras, a ação faz parte do Programa Nacional de Fomento e Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura, ligado ao Governo Federal.

Com o lema “A gente quer falar com todo mundo. A gente vai até você”, a caravana reforça o compromisso de descentralizar o debate cultural e aproximar a população das políticas públicas para o setor.

Durante a programação, a presidente do Instituto Cidadania, Lia França, destacou o papel das formações oferecidas:

Lia França – presidente do Instituto Cidadania
“Nós estamos aqui trazendo formação para os agentes culturais, hoje especificamente a interpretação de editais e a redação com foco em projetos culturais. É uma das ações do Comitê de Cultura e a próxima oficina para você que quer participar dessa ação será para escrita de projetos. Nós tivemos um número de pessoas que foi surpreendente, mais de 50 pessoas aqui nessa tarde para ouvir sobre a PNAB e sobre editais e escrita de projetos. Toda atividade, todas as visitas do comitê, mescla a arte do município, os artistas, é uma questão de valorização do artista e também a formação. Então aqui nós tivemos a cantora que fez abertura, depois uma contação de histórias, agora nós teremos um grupo de capoeira e no final uma peça de teatro. Nós do Instituto Cidadania estamos trabalhando com os 22 municípios da Amepar. Então são quatro cidades onde fazemos a formação, que é Arapongas, Londrina, Ibiporã e Rolândia.”

O coordenador executivo do Comitê de Cultura do Paraná, Marcelo Pinhatari, também ressaltou a importância do ciclo de encontros realizados na região:

Marcelo Pinhatari – coordenador executivo do Comitê de Cultura do Paraná
“Exatamente, nós estamos realizando o encontro aqui em Arapongas. A caravana está passando pela região da Amepar, visitando municípios que nós consideramos como sede de regiões que cediam encontros de outros municípios. Fizemos um encontro em Itamarana, em Londrina, em Rolândia, esse foi o quarto encontro. Temos agora um em Jataizinho no próximo fim de semana e no outro fim de semana em Ibiporã, fechando esse primeiro ciclo da caravana aqui na região da Amepar. A gente está tendo uma resposta boa da comunidade cultural, dos artistas, em todos os municípios onde estamos realizando, está ocorrendo a participação e estamos obtendo um bom resultado com o esforço da caravana, no sentido de divulgar a cultura, divulgar a política nacional de cultura e conteúdos úteis para os produtores e artistas. Nós temos uma programação cultural nos encontros e também estamos trazendo oficinas de escrita de projetos, oficinas de interpretação de editais e uma palestra sobre o Plano Nacional de Cultura, o Sistema Nacional de Cultura e também sobre a PNAB, que é a Política Nacional Aldir Blanc.”

Já o secretário de Cultura de Arapongas, Pedro Ziroldo, ressaltou a relevância do evento para o município e para os artistas da região:

Pedro Ziroldo – secretário de Cultura de Arapongas
“É isso mesmo, Arapongas está sediando esse movimento, esse encontro. É um programa nacional dos comitês de cultura e um dos trabalhos que se desenvolve é a caravana Pactos pela Cultura. Esse trabalho está sendo realizado nas cidades de praticamente todo o país. E Arapongas então foi escolhida para poder sediar e receber os artistas e fazedores de cultura, tanto daqui quanto da região, para se discutir como os fazedores de cultura, os artistas, conseguem acessar os recursos advindos das leis de incentivo. Então essa tarde é muito importante, porque nós estamos falando da cultura como um direito, estamos falando também da cultura como economia criativa, ou seja, os fazedores, os artistas, são conhecidos e considerados nesse momento como trabalhadores. As leis de incentivo são importantíssimas no nosso país para que nós, fazedores de cultura, possamos continuar realizando o nosso trabalho da melhor maneira possível. Esse evento é para facilitar o entendimento dos nossos artistas, dos nossos fazedores de cultura, de como eles podem acessar esses recursos. Vai ser uma tarde muito prazerosa, sim, recheada de palestras com temas importantes e de atrações artísticas aqui de Arapongas. Estamos recebendo pessoas de outros municípios também nessa tarde. Tenho certeza que vai ser uma tarde longa de muito trabalho, mas também muito prazerosa. O importante é a população participar para poder entender o que é a cultura. Muito tempo a cultura ficou como algo extraordinário, como se nós não precisássemos dela no nosso dia a dia. Mas como diz o grande Gilberto Gil, a cultura precisa ser vista como algo ordinário, como o arroz e o feijão. A cultura é tão importante quanto a saúde, a educação, a segurança, porque ela move, ela cria identidades, ela educa as pessoas para conviver em sociedade, trabalha as relações, trabalha os sentimentos. A matéria-prima da cultura é o ser humano. Então pensar a cultura como um direito fundamental para a sociedade é uma urgência. E nós estamos em um momento muito importante no país, onde as leis de incentivo se fortalecem, onde as redes se fortalecem. E Arapongas nem se fala, está havendo um grande advento da cultura novamente, com os espaços retornando, com os festivais, as políticas públicas culturais também, museu, escola municipal de artes, biblioteca, céu das artes, cinema Mauá, Estação Milene, G1, Toca das Maritacas, mercado municipal, enfim, são muitos espaços realizando cultura na cidade. Então é preciso que você acompanhe, fique por dentro, porque a cultura faz parte do nosso dia a dia.”

 

🔔 Acompanhe o Canal 38 nas redes sociais e receba atualizações em tempo real:

📸 Instagram: @canal38news
📘 Facebook: Canal 38 Apucarana
📘 Grupo no Facebook: Clique aqui
▶️ YouTube: RTV Apucarana

💬 Entre no nosso grupo do WhatsApp e receba as notícias em primeira mão:
👉 Grupo 12 do Canal 38

Siga-nos nas redes sociais:

Compartilhe: