Evento integra a terceira etapa do ciclo formativo do PlanificaSUS e destaca atenção à população LGBTI+

Na manhã desta sexta-feira (11), o auditório da UNESPAR em Apucarana foi palco de uma importante ação promovida pela 16ª Regional de Saúde. Com coordenação do diretor Lucas Leugi, profissionais do setor de saúde participaram de uma capacitação voltada à temática da saúde mental, dentro das ações do PlanificaSUS, um programa nacional de fortalecimento da Atenção Primária à Saúde.

Esta foi a terceira etapa de um ciclo de formações que percorreu diversas cidades da região. O encontro contou com a presença da analista da Atenção Primária do Hospital Israelita Albert Einstein, Rosangela Nunes Almeida, e da chefe da Divisão da Saúde da Família da SESA, Rosiane Aparecida Silva.

O conteúdo foi direcionado especialmente a servidores do CAPS, Unidades Básicas de Saúde (UBS) e coordenações de saúde mental municipais, reforçando estratégias para ampliação do acesso da população aos serviços públicos de saúde mental.

Segundo os organizadores, o treinamento representa um marco para a qualificação do cuidado psicossocial oferecido nos territórios atendidos pela 16ª Regional.

Como parte das ações do PlanificaSUS, a 16ª Regional promoveu também no dia 28 de junho uma roda de conversa sobre a saúde mental da população LGBTI+, com a presença de representantes da Defensoria Pública do Paraná, como a defensora Dra. Renata Duarte, a promotora Fernanda de Lacerda Trevisan Silvério, além de representantes da Polícia Militar.

O tema foi incluído no ciclo formativo a partir de uma provocação da ativista Renata Borges, que ressaltou os altos índices de sofrimento mental na população LGBTI+ em razão de rejeição familiar, isolamento social e até casos de automutilação. “É um pedido silencioso de socorro que não pode mais ser ignorado”, destacou Renata Borges.

Siga-nos nas redes sociais:

Compartilhe: