Imagem por: Lucas Leal/Canal 38

A Câmara Municipal de Apucarana foi local do lançamento da Campanha da Fraternidade 2025, na noite desta quinta-feira (06), promovida pela Igreja Católica. Neste ano, o tema escolhido é “Fraternidade e Ecologia Integral” e o lema que conduz as reflexões é “Deus viu que tudo era bom”.

O padre Rui Fernando, da Paróquia Cristo Rei do Jardim Diamantina, destacou a importância da campanha e a necessidade de mudar a mentalidade da sociedade em relação ao cuidado com o meio ambiente. “A ecologia integral não trata apenas da ecologia verde, mas de todas as relações que envolvem a vida, como economia, cultura, ciência e convivência social. Infelizmente, não estamos sendo cuidadores da ecologia, mas exploradores. A grande preocupação da Igreja é justamente essa: mudar essa mentalidade”, afirmou o sacerdote.

Ele também ressaltou que a Igreja do Brasil já promoveu mais de oito campanhas da fraternidade abordando temas ecológicos e citou a encíclica “Laudato Si”, do Papa Francisco, que reforça a necessidade de cuidar da “casa comum”. “Quem não gosta de ver sua casa limpa, organizada? O mundo é a nossa casa, e precisamos cuidar dele”, pontuou.

O presidente da Câmara de Apucarana, vereador Danylo Ancioli, também comentou sobre a importância da campanha. “Hoje, a Diocese lança a Campanha da Fraternidade com casa cheia. Uma alegria poder dizer que a Câmara de Apucarana recebeu esse movimento, que vai tratar sobre ecologia, cuidado com o meio ambiente. Isso é algo que vai além da Igreja Católica, é movimentado por ela, mas que influencia toda a sociedade. Foi um momento importante para a cidade e para todos que estiveram aqui. O padre Leandro trouxe ensinamentos valiosos sobre ideias que podemos implementar. O meio ambiente é uma responsabilidade de todos nós. Temos visto um avanço na temperatura, as estações do ano já não são as mesmas, e isso é reflexo do mau uso do meio ambiente, que Deus deixou para a gente. Essa campanha é muito oportuna e vem no momento certo para discutirmos esse tema. A Câmara de Apucarana não foge desse debate e vai trazer essa pauta para ser discutida junto com a sociedade”, afirmou Ancioli.

O reitor do Seminário Maior, Leandro Manoel de Souza, também esteve presente e ressaltou a importância do lançamento da campanha. “Com essa audiência pública, nós fizemos o lançamento oficial da Campanha da Fraternidade na Diocese de Apucarana. Dom Carlos escolheu os seis municípios mais populosos da Diocese – Colorado, Astorga, Apucarana, Arapongas, Ivaiporã e Faxinal – para sediar essas audiências públicas e dar início à campanha. A escolha do tema ‘Fraternidade e Ecologia Integral’ está alinhada com os desafios socioambientais que enfrentamos e se inspira na encíclica Laudato Si, do Papa Francisco, que está completando 10 anos. A ecologia integral pode ser traduzida como o cuidado com a casa comum. Somos convidados a cuidar de nós mesmos, das relações entre seres humanos, do nosso planeta e, obviamente, do nosso Criador. É um grande hino de louvor a Deus quando realizamos a missão que Ele nos confiou: cuidar do nosso planeta e da nossa Terra”, destacou o reitor.

A Campanha da Fraternidade foi criada em 1964, no Rio Grande do Norte, e desde então, anualmente, durante a Quaresma, a Igreja reflete sobre um tema de relevância social. Padre Rui destacou que essa ação faz parte do tripé quaresmal – jejum, oração e caridade – e reforçou a importância do envolvimento das autoridades. “A presença dos vereadores e líderes comunitários mostra que esse é um tema que precisa ser debatido em sociedade”, concluiu.

Além das reflexões dentro das igrejas, a campanha também inspira ações concretas, como recolhimento de lixo eletrônico e plantio de mudas, promovidas por pastorais ambientais na cidade.

Siga-nos nas redes sociais:

Compartilhe: