Um grave acidente registrado na manhã desta terça-feira (11) deixou o trânsito totalmente congestionado na BR-369, próximo ao Bonezão, sentido Apucarana. A colisão envolveu uma carreta, uma van carregada de frangos e um terceiro veículo de menor porte.
Segundo informações iniciais, a carreta acabou prensando a van contra a defesa metálica da rodovia, deixando o condutor encarcerado em um cenário considerado complexo pelas equipes de resgate. O Corpo de Bombeiros de Apucarana, o SAMU e a CCR Paranavias foram acionados e mobilizaram uma grande estrutura para atender a ocorrência.
O Tenente Waner, do Corpo de Bombeiros, explicou a dinâmica do atendimento:
“O Corpo de Bombeiros de Apucarana foi acionado no início da manhã, por volta das 8 horas. Entrou para a gente como uma colisão carreta e van, que envolvia também outros veículos, aqui próximo ao Bonezão, na entrada de Apucarana. Na chegada ao local, encontramos um cenário um pouco mais complexo. A carreta acabou prensando uma van carregada de frango no ponto central, no guarda-rail. Havia duas vítimas mais graves: uma no caminhão, que foi retirada rapidamente, e outra na van, que estava prensada entre a carreta e o guarda-rail.
Devido ao cenário, a vítima estava presa às ferragens do veículo, e o peso da carreta dificultou o acesso. Demorou um pouquinho mais de 40 minutos para conseguirmos acessar e retirar essa vítima, o condutor da van. Ele estava estável, conversando com a gente, responsivo, porém com as duas pernas presas entre o painel e a parte do motor. Foi feito um trabalho junto com o pessoal da rodovia e do SAMU para retirar essa vítima, aparentemente sem ferimentos graves, apenas lesões na região das pernas.
A carreta estava prensando parte da van, que já estava tombada. A gente sempre conversando com a vítima, estabilizando, verificando sinais vitais, e com paciência conseguimos fazer o resgate. Sobre a causa do acidente, a gente chegou no cenário já formado e ainda não temos informações preliminares. Na carreta havia uma pessoa, na van duas pessoas e um veículo baixo também se envolveu, mas sem ferimentos. A primeira vítima que conseguimos acessar foi o condutor da carreta; depois atendemos o ocupante do veículo baixo e, por fim, o condutor da van, que teve o atendimento mais complexo. Agora a área está isolada, a PRF vai dar sequência ao trabalho de trânsito, e a vítima da van está sendo atendida pelo SAMU e pelo Siate.”
O condutor da van foi encaminhado para avaliação médica, consciente e conversando, apesar das lesões provocadas pelo encarceramento. O trânsito permaneceu interditado para o trabalho das equipes.
