Na noite de segunda-feira (18), a Câmara Municipal de Apucarana realizou uma sessão ordinária marcada pela votação de 13 requerimentos e projetos de relevância para a cidade. Entre os temas tratados estavam proteção da infância e juventude, saúde, esporte, revitalização de áreas públicas e regulamentações sobre a contratação de artistas para eventos financiados com recursos públicos.
O presidente da Câmara, Danylo Acioli, destacou a importância do trabalho legislativo e da participação ativa dos vereadores:
“Uma alegria poder falar com toda a imprensa que acompanha as notícias da nossa cidade de Apucarana, em especial da Câmara Municipal, a Casa Apucaranense, que votou várias matérias importantes da data de hoje. Proteção da Infância e Juventude, matérias que tratam sobre saúde, matérias que tratam sobre o setor da confecção. O vereador Tiago trouxe isso muito bem. Nós votamos muitas leis, muitos requerimentos de informação sobre a pista do Lagoão, que precisa passar por revitalização.
No esporte tratamos ainda sobre a questão das piscinas, que às vezes não estão aquecidas, que às vezes precisam ser melhor tratadas, porque está muito escorregadio ali, tem gente se machucando. Enfim, tratamos de pautas municipais. Tratamos do seu problema, do problema que você enfrenta dia a dia na cidade de Apucarana a Câmara está aqui, os vereadores estão aqui, para poder lidar com os problemas e tentar entregar uma cidade melhor do que a que pegamos.
Então, a Câmara Municipal, dentro desse momento, uma sessão longa, uma sessão que nós estamos saindo depois às 10 da noite aqui, mas importante, nós estamos aqui para trabalhar, desde 8 horas da manhã estávamos aqui já discutindo, atendendo a população, e é isso, todos os vereadores trabalhando bastante, é para isso que a gente está aqui, para trabalhar, para entregar, para mostrar que agora a Câmara Municipal é, de fato, e de direito, a Casa do apucaranense.
A cidade de Apucarana precisa sair na vanguarda e parar com essa síndrome de vira-lata, de sair atrás dos outros municípios. Precisamos pegar o exemplo que Curitiba está fazendo agora, de parceria público-privada, e resolver problemas de segurança pública e saúde. Nós votamos isso na Câmara na data de segunda-feira. Foi realizada também uma moção de aplauso aqui hoje para o maior doador da história de Apucarana, 20 anos seguidos, que já doou aproximadamente 40 litros de sangue. Isso salva inúmeras vidas e serve para que o cidadão vá até o Hemonúcleo e doe sangue. Faça um ato de cidadania.”
O vereador Moisés Tavares reforçou a produtividade da sessão e a relevância do debate público:
“A avaliação é extremamente positiva. Tivemos várias matérias na pauta da ordem do dia, algumas em segundo turno, outros requerimentos com pedidos de informações sobre investimentos na área do esporte, saúde e trânsito. Chamou atenção um projeto que tratou da utilização de dinheiro público para a contratação de shows que promovem apologia a crimes, um tema que exigiu ampla discussão com a sociedade.
Tivemos audiência pública, sugestões da população que viraram emendas ao projeto e, após tramitar nas comissões, a matéria foi aprovada em primeira votação. Mesmo com divergências, o respeito imperou, e a sessão mostrou a importância do parlamento em ouvir e deliberar sobre assuntos que afetam a cidade. Também tivemos projetos do Executivo, como a destinação de mais de R$ 250 mil para o Fundo Municipal de Cultura, e reconhecimento de doadores de sangue para estimular práticas sociais. Foi uma sessão produtiva e qualificada.”
O vereador Odarlone Orente destacou o cuidado com o equilíbrio entre liberdade de expressão e proteção de crianças e adolescentes:
“Hoje tivemos importantes matérias aprovadas. A sessão foi bastante produtiva, com moção de aplauso e pautas que impactam a vida das pessoas. O debate mais acalorado ocorreu sobre a contratação de artistas com dinheiro público que façam apologia a crimes e drogas para o público infantil e juvenil.
A intenção do projeto é nobre, proteger crianças e adolescentes, mas precisamos ter atenção para que a lei não limite manifestações culturais da periferia, como o hip-hop, rap e batalhas de rima. O debate foi qualificado e nossa preocupação é evitar interpretações equivocadas que prejudiquem a cultura local, mantendo o equilíbrio entre proteção e liberdade de expressão.”
A sessão de segunda-feira reforçou o compromisso da Câmara de Apucarana em discutir, debater e aprovar matérias que promovam cidadania, segurança, saúde e cultura, sempre com participação ativa dos vereadores e atenção às demandas da população.
📢 Fique por Dentro das Últimas Notícias!
🔔 Acompanhe o Canal 38 nas redes sociais e receba atualizações em tempo real:
📸 Instagram: @canal38news
📘 Facebook: Canal 38 Apucarana
📘 Grupo no Facebook: Clique aqui
▶️ YouTube: RTV Apucarana
💬 Entre no nosso grupo do WhatsApp e receba as notícias em primeira mão:
👉 Grupo 12 do Canal 38