Até o momento, seis instituições já receberam a iniciativa e atingiram aproximadamente 1.500 pessoas.

A Câmara Municipal de Apucarana tem reforçado seu compromisso com a transparência, a participação cidadã e o fortalecimento do diálogo com a população por meio das sessões itinerantes realizadas ao longo de 2025. Até o momento, seis instituições já receberam a iniciativa: Unespar, FAP, Facnopar, UTFPR, Ordem dos Advogados do Brasil – OAB Subsessão Apucarana e o Colégio Estadual Professor Izidoro Luiz Cerávolo.

Com o objetivo de descentralizar os trabalhos legislativos, as sessões itinerantes levam as atividades oficiais da Câmara para fora do plenário, promovendo maior aproximação entre os vereadores e a comunidade. De acordo com o presidente da Casa, Danylo Acioli (MDB), que conta com o apoio da vereadora Eliana Rocha (Solidariedade), dos vereadores Sidnei da Leve Limp (MDB), Tiago Cordeiro (PDT), Moisés Tavares (PP), Guilherme Livoti (União), Lucas Leugi (PSD), Dr Odarlone Orente (PT), Gabriel Caldeira (União), Pablo da Segurança (Cidadania) e Luciano Facchiano (Agir), a proposta busca criar espaços mais acessíveis de escuta e participação popular.

Desde o início do projeto, cerca de 1.500 pessoas já participaram das sessões, entre estudantes, professores, servidores, representantes da sociedade civil e moradores de Apucarana. Essa presença expressiva comprova o interesse da população em acompanhar de perto o trabalho legislativo e contribuir com propostas para o desenvolvimento do município.

Nas universidades e faculdades, os participantes tiveram a oportunidade de assistir às discussões de projetos de lei, entender o processo legislativo e apresentar demandas específicas de suas comunidades acadêmicas, que passaram a integrar a pauta de trabalho dos parlamentares.

O presidente Danylo Acioli falou sobre a importância de estar perto da comunidade.

“Nosso objetivo é ouvir a população onde ela está. Ao levarmos a Câmara para dentro das instituições de ensino e espaços públicos, promovemos uma troca valiosa de ideias e aproximamos os jovens da política, despertando neles o interesse pela participação cidadã. Essa foi uma iniciativa positiva que queremos levar adiante”, afirmou.

Próximas etapas

O ciclo de sessões itinerantes continuará até o fim do ano, com previsão de expansão para bairros e distritos do município. A Câmara Municipal já elabora um novo cronograma para levar o projeto a outras regiões de Apucarana.

Veja alguns takes das sessões:

Sessão itinerante na Unespar – Abril/2025

Sessão itinerante na FAP – Maio/2025 

Siga-nos nas redes sociais:

Compartilhe: