Na noite desta sexta-feira (22), a Câmara Municipal de Apucarana realizou uma sessão solene de grande emoção e reconhecimento. O plenário foi local da entrega do Título de Cidadã Honorária à senhora Cleusa Maria Rizo, em homenagem aos relevantes serviços prestados ao município ao longo de sua vida dedicada à educação e ao trabalho social.
A iniciativa, proposta pelo vereador Gentil Pereira, reforça o papel do Legislativo em valorizar cidadãos que deixam um legado de solidariedade, dedicação e transformação na comunidade. A solenidade contou com a presença de autoridades, familiares, amigos e membros de entidades sociais.
Prefeito Rodolfo Mota
O prefeito de Apucarana, Rodolfo Mota, destacou a importância da homenagem e lembrou da longa trajetória de Cleusa em prol da comunidade.
“A professora Cleusa tem um histórico de serviço ao próximo, de cuidado com o próximo, tantos anos participando de ações voluntárias, todo mundo já ouviu falar das próteses mamárias que são entregues, aquelas mulheres que acabam passando por um momento de dificuldade, com câncer, e encontram nas senhoras dos rotarianos um momento de apoio ali, um socorro, um alento, um trabalho lindo que é feito pelas senhoras rotarianas, a professora Cleusa à frente disso por tantos anos. De tantas entidades, associações que ela participa, três filhos fazem parte do nosso dia a dia, pessoas incríveis também que ela muito bem educou. Tantos anos de magistério na sala de aula, no Santos Dumont enfim, educando tantas pessoas. É uma alegria, como prefeito de Apucarana, poder ver que alguém que tem um trabalho prestado ao próximo, de dedicação e de serviço ao próximo, recebe um título tão importante como esse, de cidadã honorária. Ela que não nasceu em Apucarana, agora, com esse título, passa a ser, de fato, uma cidadã apucaranense. Então, parabéns à professora Cleusa Riso, a todas as pessoas que acompanharam ela nessa homenagem, ao mesmo vereador Gentil, que na época eu também era vereador, junto com ele propus, assinei e votei esse projeto e agora, como prefeito, volto à Câmara de Vereadores para a gente poder entregar. Então, parabéns à professora Cleusa Rizo e a todos que fizeram parte desse momento tão especial.”
Presidente da Câmara, Danylo Acioli
O presidente da Câmara, Danylo Acioli, ressaltou que o Legislativo vive um momento de trabalho e entrega, e que homenagens como essa reforçam a importância do reconhecimento público.
**“Alegria poder falar com toda a imprensa, dizer que a Câmara vive um bom momento, um momento de entrega, de trabalho. Nós pudemos entregar o título de cidadã honorária à dona Cleusa Riso, que faz, fez e ainda fará um grande trabalho pelas pessoas, pelas mulheres que sofreram com câncer de mama e tiveram retirado seus seios. E ela fornece, junto com um trabalho feito a várias mãos, mas ela criou isso, fornece as próteses gratuitamente para essas mulheres. Empoderando, mas dando dignidade. Empoderando, mas cuidando das pessoas que mais precisam no momento de dificuldade. Então a Câmara Municipal pôde reconhecer isso aí, e nesse momento nós entregamos a ela esse título em que a história de Apucarana e a história da dona Cleusa Rizo se confundem. E graças a Deus elas se confundem porque ela faz de Apucarana uma cidade melhor e Apucarana fez dela uma pessoa muito melhor.
Além disso, a Câmara precisa ser efetiva e trabalhar até o final das situações. Não adianta nada votar um título de cidadão honorário e não entregar para a pessoa. Não adianta nada votar uma moção e não entregar a moção para a pessoa. Então a Câmara precisa ser efetiva e por isso temos procurado fazer as entregas que deixaram de ser feitas anteriormente. Isso condiz com o momento que a Câmara vive. Nós temos outros títulos para entregar, como o do senhor Luiz Hirose, que faz um grande trabalho no esporte. Acredito que na nossa gestão a gente vai conseguir entregar e a Câmara vai seguir nesse momento de trabalho, coesão, coerência e cuidado com o cidadão apucaranense.”**
Vereador Gentil Pereira
O ex-vereador Gentil Pereira, autor do projeto, destacou a realização pessoal em ver a homenagem concretizada, mesmo após o período da pandemia ter adiado a entrega.
“Quando a gente estava vereador, por motivo de pandemia, tivemos aqueles dois anos que ficou difícil para fazer a entrega, mas que bom que ainda deu tempo da gente recuperar e fazer essa entrega. Os títulos que a gente propôs, em geral, foram para clubes de serviço, pessoas que são envolvidas com trabalhos sociais ou educadoras. E, no caso, a Cleusa contempla essas duas fases: ela tanto é educadora como é participante de clube de serviço. Isso nos envaidece, nos enche de orgulho e a gente se sente realizado em poder fazer essa justa homenagem à Cleusa.”
Homenageada, Cleusa Rizo
Emocionada, a homenageada da noite, Cleusa Maria Rizo, agradeceu o reconhecimento e destacou que sua caminhada sempre foi construída coletivamente.
“Eu me sinto uma pessoa feliz, uma pessoa grata, uma pessoa orgulhosa, no bom sentido, por tudo aquilo que nós podemos fazer. Nunca sozinha, sempre com a família, sempre com as companheiras, nos alicerçando, acompanhando e fazendo esse trabalho maravilhoso, que eu acho que é maravilhoso. Eu faço parte da Associação Casa da Amizade. Exerci o cargo de coordenadora nacional, fizemos esse trabalho nacional de ponta a ponta, como nós falamos, e continuamos como vice-presidente aqui na região, como secretária na Associação na Casa da Amizade e como presidente de comissão nacional, fazendo o trabalho com as mulheres.”
A sessão solene marcou não apenas a entrega de um título, mas o reconhecimento público a uma trajetória de vida marcada pela dedicação à educação, ao voluntariado e ao cuidado com as pessoas.
📢 Fique por Dentro das Últimas Notícias!
🔔 Acompanhe o Canal 38 nas redes sociais e receba atualizações em tempo real:
📸 Instagram: @canal38news
📘 Facebook: Canal 38 Apucarana
📘 Grupo no Facebook: Clique aqui
▶️ YouTube: RTV Apucarana
💬 Entre no nosso grupo do WhatsApp e receba as notícias em primeira mão:
👉 Grupo 12 do Canal 38