A Câmara Municipal de Apucarana realizou, na noite desta sexta-feira (1º), uma sessão solene para a entrega do Título de Cidadã Honorária à desembargadora Joeci Machado Camargo. A homenagem, proposta originalmente em 2015 pelo vereador José Airton Deco de Araújo, reconhece a relevância dos serviços prestados por Joeci ao município, especialmente por meio do programa Justiça no Bairro. A solenidade foi marcada por emoção, discursos de autoridades e o reconhecimento da trajetória inspiradora da homenageada.
O prefeito Rodolfo Mota, presente na cerimônia, destacou o papel humano da desembargadora e sua relação especial com Apucarana:
“É uma alegria a gente poder estar aqui para celebrar a importância da doutora Joeci, uma desembargadora que é exemplar para o Paraná. Tem uma carreira muito bem sucedida, mas acima de tudo, se destaca pelo olhar humano que tem em relação à justiça e pelo carinho que tem pela nossa cidade. Por isso, ela está sendo homenageada aqui nesta noite, por iniciativa do vereador Deco, com apoio da Câmara de Vereadores. Eu conheço a doutora Joeci há quase 15 anos justamente por conta desse olhar carinhoso que ela tem com as pessoas, pelos projetos que ela desenvolve no Paraná afora e por tantos anos consecutivos vindo a Apucarana, ajudando, apoiando, fazendo justiça de verdade, levando justiça onde as pessoas precisam.”
“Milhares de pessoas com problemas há 30, 40 anos, sem solução, e que encontraram resposta com esse olhar humano e dedicado. É uma justa homenagem. É muito bom ver um título como esse sendo entregue a quem realmente merece. No caso dela, o trabalho mais importante é cuidar das pessoas.”
Emocionada, a Desembargadora Joeci Machado Camargo agradeceu a homenagem e relembrou sua trajetória iniciada em Apucarana:
“É uma emoção que já começou de manhã. Você começa a lembrar do passado, do primeiro dia que vem para a sua cidade onde vai atuar como juíza. E eu tive o presente divino de ser juíza em Apucarana. Na época, a sessão judiciária era muito disputada, e eu vim para cá. Isso para mim foi um prêmio. Foi a época mais feliz da minha vida. Trabalhei com grandes magistrados, promotores, advogados e uma comunidade muito carinhosa que me acolheu.”
“A gente não vem só para o cargo, vem para completar o cargo. Não podemos fazer apenas o que fomos contratados. Precisamos fazer mais, com responsabilidade, com atenção ao próximo. O Judiciário tem essa premissa hoje como uma tônica fundamental. Eu não tiro férias, vivo com a perna na estrada, e não é de avião — é de carro, porque o Paraná tem que ser percorrido. Me orgulho de levar justiça a todo o estado. Acredito que sim, posso ser uma inspiração para outras mulheres. Desistir jamais. Precisamos defender nossos interesses com sabedoria, com respeito e sem intrigas. Receber esse título é como escolher Apucarana como minha mãe. Estou muito emocionada e agradecida.”
O Juiz Dr. Oswaldo Soares Neto, que acompanhou de perto o trabalho da homenageada, também fez questão de prestar seu reconhecimento:
“É um prazer estar aqui nessa solenidade tão especial, em que a Câmara Municipal, representando a população de Apucarana, entrega essa linda homenagem à desembargadora Joeci, que começou sua carreira aqui, em 1986. Desde ali já surgiu o ideal de levar justiça a quem mais precisa. O projeto Justiça no Bairro nasceu desse sentimento, e desde então ela retorna a Apucarana todos os anos.”
“Tive o privilégio de trabalhar com ela desde que entrei na magistratura, há 17 anos. Ela sempre foi uma inspiração na forma simples, mas efetiva, de fazer justiça. O Justiça no Bairro já atendeu milhares de pessoas aqui, com casamentos coletivos, regularização de documentos, benefícios previdenciários, entre outros. É uma grande satisfação poder estar aqui nesta homenagem tão merecida.”
O presidente da Câmara Municipal, Danylo Acioli, reforçou o orgulho da cidade e do legislativo em reconhecer o trabalho de Joeci:
“A Câmara Municipal, a casa do apucaranense, hoje é local de mais um momento marcante com a entrega do título de cidadã honorária à desembargadora Joeci. Ela foi juíza aqui e é a criadora do programa Justiça no Bairro, que já atendeu milhares de apucaranenses em diversas frentes, como DPVAT, curatela, interdição, divórcios, casamentos e muito mais. É a efetividade da justiça chegando na ponta. E agora, com muito orgulho, Apucarana pode dizer: Joeci é nossa. Ela é apucaranense, de coração e de título. E é muito bom ver nossa cidade, a capital do Vale do Ivaí, sendo notícia por coisas boas como essa.”
Por fim, o autor do projeto, vereador José Airton Deco de Araújo, falou sobre a origem da homenagem:
“Esse projeto surgiu em 2015, quando eu ainda era presidente da Câmara, numa visita com o juiz Dr. Oswaldo. A ideia veio diante do trabalho que a desembargadora já realizava aqui com o Justiça no Bairro. Fui estudar a história dela e vi que é uma mulher carismática, empática, que sai do conforto do gabinete para atender no bairro. Ela faz a diferença. Passaram-se 10 anos, e hoje, graças a Deus, podemos entregar esse título. Ela agora é, oficialmente, uma filha de Apucarana. Uma homenagem mais que merecida.”
Os juízes da Comarca de Apucarana, Rogério Tragibo, Oswaldo Soares Neto e Laércio Franco Junior acompanharam a homenagem à magistrada.
A honraria contou com participação do promotor de Justiça, Fabrício Drumond Monteiro, de advogados e representantes de entidades, como a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Defensoria Pública, Sesc, Senac, Sivana, entre outros.
A cerimônia também foi acompanhada por diversas autoridades, servidores do Judiciário, representantes da sociedade civil e familiares da homenageada, que agora leva oficialmente o nome de Cidadã Honorária de Apucarana, em reconhecimento ao seu legado de justiça social e compromisso com os mais necessitados.